Crianças aprendem os movimentos da esgrima no Desafio Esporte em Casa

COM ASSESSORIAS – Os rápidos e elegantes movimentos da esgrima foram as estrelas da série Desafio Esporte em Casa, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), nesta quarta-feira (12/8). O paratleta Sandro Colaço da Esgrima em Cadeira de Rodas da ADFP (Associação dos Deficientes Físicos do Paraná) propôs os exercícios às crianças e adolescentes do programa Escola + Esporte = 10 (EE10).
O vídeo foi publicado na página do Facebook da Smelj na tarde desta quarta-feira (12/8). Sandro Colaço pratica a esgrima há 10 anos e soma 72 medalhas no currículo, conquistadas em competições nacionais, internacionais e Parapan-Americanos. O paratleta defendeu o Brasil nas Paraolimpíadas do Rio de Janeiro em 2016.
Para participar do desafio as crianças e adolescentes precisavam fazer uma espada de papel, usando jornais. O tutorial para a construção foi disponibilizado no link https://bit.ly/2PNb0ks.
“Hoje trouxe o desafio para vocês brincaram em casa com os movimentos da esgrima”, disse Colaço ao mostrar as três armas usadas na esgrima: o sabre, florete e a espada.
O paratleta também explicou que para usar os equipamentos profissionais é necessário as proteções de segurança como máscara e a roupa especial para jogar a esgrima.
Os três desafios envolviam os movimentos ágeis da esgrima. No primeiro era preciso tocar a ponta da espada feita de jornal em um alvo feito no travesseiro. O segundo desafio envolvia uma bola de meia para testar a velocidade de reação do braço. A criança precisava pegar a bola no ar, antes dela tocar no chão.
O terceiro e último exercício envolvia o manejo da espada de jornal com o alvo em movimento. Era preciso acertar a ponta da espada na bola de meia em movimento.
“Espero que gostem dos desafios da esgrima. Gravem seus desafios e compartilhem com seus amigos e professores, dessa maneira estaremos divulgando o esporte. Deixo um grande abraço para todos e se cuidem”, disse Sandro Colaço.
Esporte em Casa
O desafio da esgrima foi o último das 11 modalidades esportivas envolvidas na primeira série dos Desafios Esporte em Casa da Smelj. A série começou no dia 28 de maio e reuniu exercícios de voleibol, triathlon, atletismo, lutas, futebol, ginástica artística, judô, basquete, ciclismo, badminton e esgrima.
Todas essas modalidades são trabalhadas pelo programa Escola+Esporte=10, que oferece aulas de contraturno escolar para crianças e jovens de 7 a 17 anos de idade.
Atualmente as aulas presenciais estão suspensas, em razão do enfrentamento à pandemia de covid-19.