Grande Curitiba

Tour online apresenta o Vale do Pinhão a colaboradores do TRE-PR

29 de abril de 2021 às 16:07
(Imagem: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Cerca de cem colaboradores do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná (TRE-PR) foram apresentados ao Vale do Pinhão, nesta quarta-feira (28/4), em um tour online para conhecerem como atua o ecossistema que transformou Curitiba referência internacional em inovação e empreendedorismo.

Sem precisar sair de seus pontos de trabalho – presencial ou remoto – os participantes foram apresentados aos projetos que o Vale do Pinhão promove por toda a cidade e foram levados a um passeio, em tempo real, dentro de estruturas que fazem parte do sistema, como os hubs de inovação e as startups.

“O Vale do Pinhão é um conector de projetos com uso de tecnologias, empreendedorismo e economia criativa para solucionar problemas de pessoas e cidades. Ficamos muito felizes em compartilhar o que temos desenvolvido”, disse o gestor técnico da Agência Curitiba S.A., Marlon Alves Cardoso.

Anfitriões virtuais

Promovido pela Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação S.A. em parceria com o TRE-PR e transmitido pela plataforma Zoom, o Tour Online pelo Vale do Pinhão teve apresentações de representantes dos diversos setores envolvidos no ecossistema do Vale do Pinhão. Esses “anfitriões virtuais” mostraram como é sua contribuição e atuação no ambiente de trabalho, ao vivo.

Representando o Terceiro Setor, o gerente de Tecnologia e Inovação Sistema Fiep, Felipe Couto, levou os participantes ao Espaço de Inovação no Campus das Indústrias, onde startups se instalam como residentes, permitindo a troca de informações com o setor industrial, que pode aprender sobre esse novo modelo de economia.

Vale do Guadalupe

A investidora associada da Honey Island Capital, Cibelle Higino, falou sobre o papel dos investidores, a quem cabe o aporte financeiro para que boas ideias se tornem realidade.

“Queremos auxiliar o crescimento em pouquíssimo tempo”, disse. A sede da empresa fica próxima ao Terminal do Guadalupe, região que tem várias startups e ganhou o apelido, entre elas, de Vale do Guadalupe, uma referência ao Vale do Silício dos Estados Unidos.

Nessa vizinhança está o Ebanx, o primeiro unicórnio [startup avaliada em 1 bilhão de dólares] do Sul do Brasil. A legal assistant da empresa, Caroline Canei, e o legal counsel, Murilo Alves Brandão Quadros, mostraram como é a empresa por dentro, das estações de trabalho até a copa, e destacaram que o valor humano em ações voltadas para os colaboradores é essencial para os bons resultados.

No tour pelo Hub de Inovação Distrito Spark – CWB, o community manager Vinicius Camilo explicou que ali é um local em que as startups se instalam e têm estrutura de apoio para contornar problemas, com capacitações e contatos com investidores.

O coordenador da Agência de Inovação da UFPR, Cleverson Cunha, destacou o papel das universidades no Vale do Pinhão: são os locais onde as pesquisas começam, mas precisam se conectar aos demais agentes do ecossistema para criar a inovação.

“O que traz inovação e ajuda a sociedade é sempre bem-vindo. É uma honra participar com o Vale do Pinhão da construção de uma cidade cada vez mais inteligente”, destacou o diretor-geral do TRE-PR, Valcir Mombach.

O tour faz parte das ações de integração do TRE-PR com o Vale do Pinhão, que, em dezembro de 2020, assinaram um acordo de cooperação técnica para o avanço da cultura da inovação dentro do Tribunal.