Grande Curitiba

Tribuna Livre: tratamento precoce contra covid-19 será debatido na quarta

Tema será apresentado aos vereadores na sessão plenária da próxima quarta-feira (5).
30 de abril de 2021 às 18:37
(Foto: Carlos Costa/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) promove a Tribuna Livre da próxima semana com a participação do médico especialista em obtetrícia e ginecologia, José Jacyr Leal Junior. A convite de Ezequias Barros (PMB), ele falará sobre o “Acolhimento Imediato” para o enfrentamento da covid-19. O debate acontecerá durante a sessão plenária de quarta-feira (5), com transmissão ao vivo pelas redes sociais do Legislativo: YouTube, no Facebook e no Twitter.

O convidado é um dos idealizadores do “Centro de Atendimento Imediato” e assinoui o manifesto nacional a favor do tratamento precoce contra a doença. “Apesar de ser ginecologista e obstetra e não ter atendido até então casos da covid, ele estava, a partir do dia 8 de março de 2021, abrindo horários em seu consultório para atendimento, orientação e fornecimento de receita com os medicamentos do acolhimento imediato, possuindo portanto experiência no assunto, o que certamente virá a prestar grande constribuição a essa Casa de Leis e toda população da nossa cidade”, diz Barros na justificativa do requerimento (076.00015.2021).

“Dr. Jacyr Leal Jr. que também é escritor, palestrante, youtuber, tem provocado, em milhares de pessoas, muitos benefícios ao propor novas maneiras de pensar, sentir e agir, auxiliando na resolução de diversos dilemas do nosso dia a dia”, complementa o vereador, que em diversas ocasiões em plenário defendeu que o município adote o tratamento precoce no enfrentamento à pandemia. Em março, por exemplo, Ezequias Barros informou que ele e sua família fizeram uso do medicamento ivermectina como medida de prevenção à covid-19.

Tribuna livre

É um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa, etc.

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba