Grande Curitiba

Em maio, aulas de robótica usam software para criar animações

10 de maio de 2021 às 16:26
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – As videoaulas de robótica deste mês, que vão ao ar pela TV Escola Curitiba, foram preparadas com base no scratch, um software que usa blocos lógicos, com sons e imagens, para montar jogos, histórias e animações. Ele foi criado no Massachusetts Institute of Technology (MIT) para ensinar a lógica da programação a crianças e adolescentes.

A gerente de Inovação Pedagógica da Secretaria Municipal da Educação, Silmara Campese Cezário, explica que ao longo do mês serão realizadas oficinas dentro desse conceito.

“As videoaulas de robótica da rede municipal vão além de conceitos tecnológicos. Trabalhamos de maneira articulada com os demais componentes curriculares como matemática e arte. Maio será um mês diferente no qual vamos interligar sensores e a natureza”, adianta Silmara.

A rede municipal de ensino de Curitiba e o MIT têm uma relação de parceria desde o início da gestão. Em 2018, o projeto Faróis do Saber e Inovação ficou entre os selecionados do Desafio Aprendizagem Criativa promovido pela Fundação Lemann e o MIT Media Lab.

Para acompanhar os conteúdos da TV Escola, acesse o canal no YouTube ou assista às aulas na TV aberta, nos canais 4.2 (Rede Massa), 9.2 (Paraná Turismo) e 16.4 (TV Evangelizar).

Robótica

Com a pandemia e o início do ensino no formato remoto, em abril de 2020, as aulas presenciais foram adaptadas para o vídeo, e as crianças trabalham com materiais disponíveis em casa.

A tecnologia adotada pela rede municipal para o trabalho com robótica inclui um conjunto completo de módulos, sensores e mecanismos, que pode ser utilizado para programação através de diferentes softwares e com benefícios de aprendizagem a todas as idades.

A diretora do Departamento de Desenvolvimento Profissional, Estela Endlich, explica que o trabalho com a robótica educacional na rede municipal vai muito além da construção de projetos e programação de robôs. “São desenvolvidas ações e projetos que proporcionam um aprendizado prático, desenvolvendo no estudante a capacidade de pensar e achar soluções aos desafios propostos”, esclarece Estela.

Aprendizagem criativa

Praticada de forma consistente desde o início da gestão do prefeito Rafael Greca, com as oficinas maker dos Faróis do Saber e Inovação e ações nas salas de aula, a aprendizagem criativa é uma realidade na rede pública de ensino de Curitiba.

A Secretaria Municipal da Educação assinou, em abril, Termo de Cooperação Técnica com a Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa via Instituto Lemann, para a adoção sistêmica da aprendizagem criativa no município. Isso significa que as ações desenvolvidas com crianças e estudantes manterão a linha do “faça você mesmo”, estimulando crianças e estudantes a pensar e a resolver problemas e questões do dia a dia e de suas comunidades.