Curitiba apresenta boas práticas em encontro virtual da América Latina

COM ASSESSORIAS – Educação e consciência ambiental foram os temas centrais do Cyber Café virtual desta quarta-feira (26/05), promovido pela Delegação de Cidades Educadoras para a América Latina com a participação das prefeituras de Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e da Municipalidad de Godoy Cruz (Argentina).
Representando o prefeito Rafael Greca participaram a secretária Municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, e o chefe da Assessoria de Relações Internacionais de Curitiba, Rodolpho Zannin Feijó. Também estiveram presentes o prefeito Gustavo Henric Costa, de Guarulhos (SP), e o intendente Tadeo Garcia Zalazar, da Municipalidad de Godoy Cruz, além de Laura Alfonso, diretora da Delegação de Cidades Educadoras para a América Latina, o moderador Andrés Borthagaray, o coordenador em Curitiba das Cidades Educadoras, Nelson Bucker, e representantes de outras cidades associadas.
Durante o encontro, on-line devido à pandemia da covid-19, cada dirigente municipal abordou as ações realizadas que se relacionam a essas duas áreas.
Os representantes de Curitiba elencaram o Bairro Novo da Caximba, a utilização de energia solar, a Fazenda Urbana, a revitalização do Passeio Público, além de discorrerem sobre a construção da Universidade Livre do Professor no antigo galpão do Parque dos Tropeiros, importante centro de desenvolvimento profissional da rede municipal de ensino. Também foi destacada a revitalização do Parque São Lourenço, com a implantação do Memorial Paranista.
Além disso, foi pontuado o programa Linhas do Conhecimento, que transforma Curitiba em uma imensa sala de aula, e a entrega de kits de alimentação escolar às famílias dos 140 mil estudantes da rede municipal de ensino, realizadas diretamente nas escolas desde o início da pandemia.
Segundo a secretária, esses e tantos outros exemplos demonstram que Curitiba tem muito a compartilhar como Cidade Educadora, pois se percebe como um grande espaço educador, de memória, cultura, lazer e história, em busca da formação socioambiental cidadã de seus moradores, por meio da ocupação democrática dos espaços públicos ao ar livre.
Curitiba, cidade educadora
Desde outubro de 2019, Curitiba integra oficialmente o seleto grupo de Cidades Educadoras. São 500 cidades associadas em quase 40 países. No Brasil, são 20 participantes.
A adesão significa que Curitiba está comprometida em tratar a educação como um processo amplo e que envolve todos os seus habitantes. O órgão responsável pelo processo de integração e efetiva participação do município como membro da Associação Internacional das Cidades Educadoras (AICE) é a Secretaria Municipal da Educação.
Cyber Cafés
As redes temáticas da Delegação de Cidades Educadoras para América Latina realizam, anualmente, um ciclo de encontros denominados Cyber Cafés de Aprendizagem, como forma de intercâmbio das políticas públicas e ações pensadas coletivamente para encontrar respostas aos desafios atuais.
Para este ano estão previstos ainda os seguintes temas, em datas a confirmar: o esporte como ferramenta de inclusão social, além de educação e cidadania digital.