Grande Curitiba

Rua do Rebouças é revitalizada com asfalto novo

27 de maio de 2021 às 12:53
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O aposentado Claudio Fernando Machado, 78 anos, não esconde a satisfação: depois de ver as ruas da vizinhança receberem melhorias, as benfeitorias chegaram à porta da casa dele: a Prefeitura realizou obra de pavimentação na Rua Embaixador Hipólito de Araújo, no Rebouças.

A intervenção contempla um trecho de 480 metros da via, entre as ruas Chile e Brasílio Itiberê. A execução da obra é coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas, feita pelo processo de reciclagem, que remove a camada danificada e o pavimento ganha reforço estrutural. O asfalto antigo, então, é triturado e ao material é incorporado água, cimento e pedra, compondo uma nova base para o piso. Depois são aplicadas camadas de reperfilamento e revestimento asfáltico.

Machado elogia o resultado da rua renovada, que viu ser pavimentada pela primeira vez há 50 anos. “Na época, escavaram dois metros de profundidade para fazer a base”, lembra o aposentado. Ele também acompanhou o desgaste e os reparos com tapa-buracos ao longo das décadas e conta que vinha solicitando ao município uma “reforma completa” na rua.

“Estava tudo esburacado. Eu já tinha pedido no 156 e aguardava chegar o asfalto novo. As ruas próximas foram ganhando melhorias e faltava aqui. Agora, chegou e todo o bairro está muito melhor”, fala.

939 ruas beneficiadas

O trabalho realizado na Rua Embaixador Hipólito de Araújo integra o programa de recuperação da malha viária de Curitiba, lançado em 2017 pelo prefeito Rafael Greca. De 2017, foram 1.093 ações de pavimentação em 939 ruas (algumas receberam mais de uma intervenção em diferentes trechos).

“As obras de pavimentação realizadas e as que estão em andamento refletem o que a população pediu para a Prefeitura em audiências públicas, pelo programa Fala Curitiba e via Central 156. Na medida do possível, avançamos e as solicitações vão sendo atendidas”, explica o secretário municipal de Obras Públicas, Rodrigo Rodrigues.

A extensão total de asfalto novo em Curitiba é de 581.971 metros. São 994 intervenções entregues (533.947 metros) e 99 em andamento (48.024 metros).