Grande Curitiba

Curva epidemiológica da covid-19 em Curitiba é tema da Tribuna Livre

Pesquisador do INPA, Lucas Ferrante vai para tratar dos reflexos da pandemia da covid-19 na cidade. Esta é a segunda vez que ele participa da Tribuna Livre em 2021.
2 de junho de 2021 às 18:42
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

Pela segunda vez em 2021, a Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebe, na Tribuna Livre, a presença do pesquisador do INPA (Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia), Lucas Ferrante. Na próxima quarta-feira (9), estará no Legislativo – de forma virtual – para tratar sobre a curva epidemiológica da covid-19 e seus reflexos no dia a dia da capital paranaense. O debate acontecerá durante a sessão plenária, que começa regimentalmente às 9h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais: no YouTube, no Facebook e no Twitter.

Ferrante é biológo e doutorando em Biologia pelo INPA. “Foi o primeiro autor da publicação na revista Science, que avisou sobre a ausência de eficácia do tratamento precoce e sua periculosidade, necessidade de fechamento dos transportes intermunicipal e interestadual para conter a pandemia no Amazonas e a classificação dos povos indígenas como grupo de risco da covid-19”, destaca o vereador Renato Freitas (PT), propositor desta Tribuna Livre (076.00025.2021). Também assina publicação de agosto de 2020 na Nature Medicine, que apontou que Manaus vivenciaria uma segunda onda de covid-19.

Em março, quando o pesquisador esteve no Legislativo, ele recomendou um lockdown de 21 de dias com restrição de circulação de 90% da população, para evitar uma terceira onda da covid-19 em Curitiba. “Em lockdown se mantém aberto apenas o que é necessário: supermercados, farmácias, hospitais e prontos-socorros. Outros tipos de serviços devem ser fechados por completo. Curitiba está em vista de um colapso eminente. Abrir leitos não funciona porque leitos de UTI precisam de profissionais capacitados e uma hora isso se esgota”, disse, na ocasião.

Lucas Ferrante também alertou, durante o debate com os vereadores, sobre a presença da nova variante do coronavírus em Curitiba. A P1, como é conhecida, é duas vezes mais transmissível que o SRAS-CoV-2, a linhagem que causou a pandemia em 2020. E ainda destacou que não há nenhum estudo científico que “respalde a segurança da volta às aulas” presenciais ou híbridas, citando pesquisa publicada em fevereiro na revista Scientific Reports que aponta que crianças teriam carga viral equivalente a dos adultos e poderiam se contaminar ou dispersar o coronavírus de igual maneira.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Os temas discutidos são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Conforme o Regimento Interno do Legislativo, as Tribuna Livres ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – geralmente, após a votação dos projetos de lei e demais proposições, a menos que ocorra a inversão da pauta. Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba