Grande Curitiba

Política nacional sobre drogas é tema de debate

2 de junho de 2021 às 16:05
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A política nacional sobre drogas é o tema de debate – na modalidade virtual – proposto pela Prefeitura de Curitiba para a noite desta quarta-feira (2/6). Integrante da programação do Junho Branco, mês que pretende evidenciar a atenção necessária para a prevenção e cuidados no uso de drogas, a transmissão será feita pelo canal do Youtube da Prefeitura, a partir das 19h30.

Para informar e prestar os esclarecimentos sobre as ações desencadeadas pelo governo federal estarão disponíveis o secretário nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Junior, do Ministério da Cidadania, e o secretário nacional de Política sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Os dois representantes federais conversam com o secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Péricles de Matos, e com o coordenador do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro.

“É obrigação do agente público aplicar todos os seus esforços para controlar essa realidade do uso ilícito de substâncias psicoativas e para que, por meio de nossas ações, poupemos vidas preciosas que são cooptadas pelo crime organizado”, afirmou o secretário durante a abertura oficial do Junho Branco, que também ocorreu de forma on-line.

O movimento deste mês vem na sequência do Maio Amarelo, período de conscientização sobre as vidas perdidas em acidentes de trânsito e outra iniciativa encabeçada, dentro da administração pública municipal, pela Defesa Social e Trânsito, conforme evidenciado pelo secretário.

“São momentos da sociedade em que o governo municipal aplica energia, pessoas e trabalho no sentido de salvar vidas e garantir qualidade de vida. O desafio do mundo contemporâneo, potencializado em todos os seus aspectos pela pandemia do coronavírus, faz com que tenhamos que voltar nossos esforços em proteger as vidas”, pontuou Matos.

Envolvimento da família

Para a próxima semana, um novo evento virtual provoca o debate sobre o papel da família e de amigos para a prevenção e recuperação de dependentes de substâncias ilícitas. Também pelo Youtube da Prefeitura, a live será na terça-feira (8/6), às 19h30, com a participação dos psicólogos Nicacio Mendonça e Raphael Mestres, do Instituto Frontale, e do médico psiquiatra do Departamento de Política Sobre Drogas, Ricardo Losso.

“Convoco a família a investir no esclarecimento científico e no diálogo franco e aberto para abordar essa questão com os filhos”, diz o secretário de Defesa Social e Trânsito.

Iniciativas em desenvolvimento

Ainda durante a abertura do Junho Branco, o coordenador do Departamento de Política Sobre Drogas, Thiago Ferro, apresentou os projetos e ações em desenvolvimento, estruturados em quatro eixos principais de atuação: prevenção, cuidado, reinserção e pesquisas e avaliações.

Entre eles, destaca-se a parceria com o Instituto Shogun Rua, voltada a aulas de artes marciais para o desenvolvimento de habilidades para o esporte; a peça de teatro Alice não perde o trem, com abordagem para sinais de alerta de que os filhos possam estar vulneráveis às drogas, e o projeto Nova Morada, Vida Nova. Este último consiste em três hotéis exclusivos para pessoas em situação de rua com perfil de reinserção social, com foco na retomada para a autonomia.

“É a convergência de esforços, com outras secretarias envolvidas, para a obtenção de resultados práticos e na relação entre educação, prevenção, atendimento repressivo e encaminhamentos necessários ao indivíduo atendido”, acrescentou o secretário.

Programação do Junho Branco:

Quarta-feira (2/6) – 19h30
Live: A Política Nacional sobre Drogas
Com o secretário nacional de Cuidado e Prevenção às Drogas, Quirino Cordeiro Junior, do Ministério da Cidadania, e o secretário nacional de Política sobre Drogas, Luiz Roberto Beggiora, do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Quinta-feira (3/6) – das 9h às 9h45
Transmissão em rádio: O papel da Espiritualidade na Prevenção ao Uso de Drogas
Presença do coordenador do Departamento de Políticas Sobre Drogas, Thiago Ferro, e parceiros
Rádio Evangelizar AM 1060/1430

Terça-feira (8/6) – 19h30
Live: O papel da família e amigos
Presença dos psicólogos Nicacio Mendonça e Raphael Mestres, do Instituto Frontale, e do médico psiquiatra do Departamento de Política Sobre Drogas Ricardo Losso
Canal do YouTube da Prefeitura

Segunda-feira (14/6) – 17h às 20h
Dia do Bigode: corte de cabelo e barba para participantes do Projeto Nova Morada Vida Nova, realizada por barbeiros voluntários
Sede Visconde do Rio Branco

Terça e quinta-feira (15 e 17/6)
Dia da Beleza: ação de corte de cabelo e esmaltação de unhas para mulheres participantes do Projeto Nova Morada Vida Nova, realizada pela organização social Vida Promoção Social
Sedes Alameda Cabral e Affonso Camargo

Sexta-feira (18/6)
Dia do Bigode: ação de corte de cabelo e barba para participantes do Projeto Intervidas – Semente do Bem, realizada por barbeiros voluntários
Praça Solidariedade (Plínio Tourinho)

Segunda-feira (21/6)
Dia do Bigode: ação de corte de cabelo e barba para participantes do Projeto Nova Morada Vida Nova, realizada por barbeiros voluntários
Sede Affonso Camargo

De 23 a 30/6 – 20h
Vídeo Informativo sobre Prevenção ao Uso de Drogas, destinado à Escola de Pais e Roda de Conversa entre pais e profissionais da Coordenadoria de Equidade, Família e Rede de Proteção – SME
Presença do médico psiquiatra do Departamento de Política Sobre Drogas Ricardo Losso
Podem participar responsáveis por crianças matriculadas em escolas municipais
A cada dia duas regionais serão atendidas

Sexta-feira (25/6)
Em alusão ao Dia Internacional de Combate às Drogas (26/06), Curitiba celebrará os 2 mil atendimentos do Projeto Nova Morada Vida Nova.

28 a 30/6
VI Conferência Municipal de Políticas Sobre Drogas
Tema: Juventude e políticas sobre drogas: quais são os conhecimentos, entendimentos, percepções e ações em tempos adversos
Turmas para os debates sobre prevenção, tratamento e reinserção social estão com vagas abertas
Inscrições pelo link: https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/cursos/15892