Grande Curitiba

Curitiba tem cinco atletas confirmados nos Jogos Paralímpicos de Tóquio

9 de junho de 2021 às 15:53
(Foto: Divulgação Confederação)

COM ASSESSORIAS – Curitiba já tem cinco atletas confirmados nas disputas dos Jogos Paralímpicos de Tóquio, previstos para acontecer entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro deste ano. Todos os cinco paratletas são beneficiários do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte de Curitiba.

A última confirmação aconteceu nesta terça-feira (8/6). O paratleta curitibano Vitor Tavares recebeu da CBBd – Confederação Brasileira de Badminton o comunicado oficial da BWF — Badminton World Federation com a confirmação de sua vaga para disputar os Jogos Paralímpicos de Tóquio 2021.

Matematicamente Vitor Tavares já havia conquistado a vaga paralímpica ainda em 2019 pela posição no ranking da BWF. Entretanto, com a transferência das Paralimpíadas para 2021, a entidade optou por manter o ranking aberto até o início deste ano, com algumas competições somando pontos para a classificação dos atletas.

Com os resultados, o curitibano conseguiu manter sua posição no ranking internacional, assegurando a vaga paralímpica. Vitor Tavares é beneficiário do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba e segue agora sua preparação final em Curitiba para Jogos Paralímpicos.

O atleta ainda deve ser visto muitas vezes antes da competição internacional empunhando sua raquete nas quadras do projeto Badminton Zardo, no Colégio Estadual Prof. Francisco Zardo em Santa Felicidade.

Outros classificados

Vitor Tavares se junta aos paratletas Daniel Jorge da Silva e Anderson Rodrigues dos Santos da Seleção Brasileira de Vôlei Sentado, e a professora Mari Santilli, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), e Adriana Azevedo, que vão disputar as paralímpiadas na Canoagem.

Todos são beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura de Curitiba. O triatleta Ronan Cordeiro ainda disputa competições internacionais e também tem chances de classificação para os Jogos Paralímpicos.

Além dos atletas, Curitiba também enviará Rodrigo Ferla, técnico da seleção brasileira paralímpica de Parataekwondo.

Ferla nasceu em Londrina e reside em Curitiba desde 2008. Ele já liderou a equipe que trouxe cinco medalhas (dois ouros, duas pratas e um bronze) dos Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019 e segue agora para a sua primeira participação em Jogos Paralímpicos.