Mutirão remove 2.230 toneladas de lixo do Parolin
COM ASSESSORIAS – De janeiro a maio deste ano, as equipes da Secretaria Municipal do Meio Ambiente realizaram um mutirão para coleta de entulhos no bairro Parolin, na Regional Portão. O trabalho resultou na remoção de 2.230 toneladas de lixo no período, ou uma média de 446 toneladas de lixo por mês, segundo informou Edélcio Marques do Reis, diretor do Departamento de Limpeza Pública da SMMA.
“Além dos rejeitos dos depósitos, as equipes também se ocuparam em fazer a limpeza das ruas, coleta de materiais inservíveis e lixo doméstico descartado inadequadamente próximo ao rio e em ruas de pouco movimento, os chamados ‘bota-fora’”, relatou.
A ação faz parte do programa de zeladoria urbana da Prefeitura, que tem o objetivo de manter a cidade limpa e em boas condições de uso.
O trabalho é realizado principalmente pelas equipes (próprias ou contratadas) das secretarias do Meio Ambiente, de Obras Públicas e do Governo Municipal (pelos distritos de manutenção).
Roçadas
Na Regional Portão, formada pelos bairros Água Verde, Campo Comprido (Sul), Fazendinha, Parolin, Guaíra, Portão, Santa Quitéria, Seminário e Vila Izabel, o serviço de roçada atingiu 811.575 metros quadrados no período de janeiro a maio.
A Rua Carlos Klemtz, uma das principais artérias do bairro Fazendinha, foi contemplada com esta ação. Equipes da Prefeitura cortaram o mato e fizeram a limpeza das áreas de passeio da rua.
Tapa-buraco e drenagem
Já as ações de tapa-buraco, serviço que preserva a malha viária para maior segurança dos motoristas e usuários do transporte coletivo, foram feitas em 112.899 metros de ruas da regional.
Um exemplo é o trabalho realizado na Rua Alfredo José Pinto, em frente ao número 1.487, no bairro Fazendinha. Foi feita a remoção do material deteriorado para aplicação de uma camada de asfalto que sanou o problema.
Os trabalhos de microdrenagem para desobstrução de galerias pluviais para evitar alagamentos também mereceram atenção. As equipes realizaram ações em 4.668 metros no mesmo período.
Readequação urbana
A Prefeitura também fez a readequação urbana em frente ao Santuário do Sagrado Coração de Jesus, na Rua Bento Viana esquina com a Avenida Água Verde. Localizada entre a Escola Municipal São Luiz e o Lar dos Meninos de São Luiz e acesso ao Cemitério Água Verde, a área recebeu melhorias de acessibilidade e paisagismo.
O projeto desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) foi executado pelo Distrito de Manutenção Urbana (DMU) da Administração Regional Portão. Foram implantados 450 metros de calçada em paver (blocos de concreto pré-moldados), três rampas para acessibilidade e quatro jardinetes.