Grande Curitiba

Arquitetos e engenheiros esclarecem dúvidas sobre o benefício

14 de junho de 2021 às 10:59
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Fundação de Previdência Complementar do Município de Curitiba (CuritibaPrev – Aprev do Servidor) reuniu num bate-papo por vídeo, na sexta-feira (11/6), um grupo de arquitetos e engenheiros da Prefeitura que têm direito ao benefício da previdência complementar patrocinada pelo Município de Curitiba.

O grupo assistiu a uma apresentação feita pelos diretores de Previdência, Jocelaine Moraes de Souza, e Financeiro, Marcos Aurélio Litz, e tiveram tempo para esclarecer diversas dúvidas.

Litz foi enfático ao detalhar como são tomadas as decisões sobre os investimentos feitos pelo fundo de pensão, com base na política de investimentos, que é revisada anualmente com critério, cuidado e transparência. Ele lembrou que a gestão não é delegada e destacou que existe um comitê de investimentos profissional.

“A Previc exige que sejamos certificados e nós respondemos pelos nossos atos com nosso patrimônio pessoal”, observou. A Previc é a Superintendência Nacional de Previdência Complementar, ligada ao Ministério da Economia.

A oferta da previdência complementar pelas prefeituras, estados e a União passou a ser obrigatória com a Reforma da Previdência de 2019. Para o servidor, o benefício é facultativo. Apenas o regime próprio, de responsabilidade do IPMC (Instituto de Previdência dos Servidores de Curitiba), é obrigatório a todos os servidores.

No caso de Curitiba, a primeira capital a oferecer um plano de previdência para servidores municipais, quem ingressou a partir de 26 de setembro de 2017 conta com a contrapartida do Município (CuritibaPrev Plan 1).

Os que foram nomeados antes desta data têm a opção do CuritibaPrev Plan 2 Não Migrante ou o Plan 2 Migrante. Nas duas possibilidades, o servidor faz uma contribuição normal básica, de pelo menos 1% sobre a remuneração total, conforme estabelece o regulamento da CuritibaPrev, aprovado pela Previc.

A contrapartida da Prefeitura é feita exclusivamente no plano Migrante, para quem ganha acima do teto do regime geral e faz também a contribuição normal suplementar, que pode ser escolhida pelo participante entre 3,75% até 7,5% sobre o valor que passar do teto (atualmente, R$ 6.433,57).

“De todo modo, ingressar na CuritibaPrev, fazer a previdência complementar é pensar no futuro. Mesmo que a escolha seja pelo plano Não Migrante, o servidor estará construindo uma poupança previdenciária”, defendeu a diretora Jocelaine. Ela lembrou o quanto é importante na vida de qualquer pessoa o momento da aposentadoria.

“Queremos que o servidor faça a melhor escolha para si. Se tiver dúvida, a recomendação é não migrar”, alertou, ao lembrar ainda que uma vez que o servidor faça a migração, ele não poderá voltar atrás.

Quem escolher a opção Migrante, que garantirá a contrapartida da Prefeitura, deverá aceitar receber a título de aposentadoria pelo IPMC o valor do teto do regime geral quando se aposentar.

Profissionais do Ippuc

A arquiteta do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) Talita Heleodoro, 29 anos, aceitou o convite da CuritibaPrev e acompanhou a apresentação.

Formada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP) ela foi aprovada no concurso da Prefeitura em 2019. Entrou para os quadros do Ippuc em fevereiro de 2021, passando a atuar no Setor de Patrimônio, vinculado à Diretoria de Planejamento do Instituto.

A contribuição de Talita à CuritibaPrev é automática, correspondente a 3% da remuneração mensal. “A apresentação ajudou para eu ficar mais por dentro e conhecer os detalhes da contribuição previdenciária”, disse.

O arquiteto Pedro Portugal Sorrentino, 27 anos, também faz parte do novo time de técnicos do Ippuc. Aprovado no mesmo concurso que Talita, em 2019, ele atua desde fevereiro de 2021 no setor de Monitoração, vinculado à Diretoria de Informações do Instituto.

Sorrentino também destacou a relevância de pensar no futuro. “Não sabia como seria. Das alternativas possíveis essa da CuritibaPrev era a melhor. É bom pensar em ter uma garantia, para quando ficar mais velho não ficar na mão”, disse.

Fabiano Losso, 48 anos, integra os quadros do Ippuc desde 1997. Com longa carreira no Instituto e vários projetos de destaque implantados em Curitiba, Losso faz parte da equipe do setor de Transporte e Mobilidade. Para ele, a CuritibaPrev é uma possibilidade de complemento à contribuição de anos feita ao IPMC.

Saiba mais

Os servidores da Prefeitura de Curitiba interessados na previdência complementar podem encaminhar suas perguntas ou agendar um horário para atendimento individual remoto entrando em contato por e-mail [email protected] ou pelo telefone 3350-9604. O site reúne diversas informações e documentos sobre os planos oferecidos.

As reuniões semanais continuarão sendo feitas. A próxima será dia 18 de junho, às 14h30. Devido à pandemia pelo novo coronavírus, os encontros são feitos de forma remota. Para solicitar o convite, basta entrar em contato.