Grande Curitiba

Feira de artesanato tem variedade para reconquistar clientela

21 de junho de 2021 às 16:26
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Quem passa pela Feira de Artesanato do Boqueirão, ao lado do Terminal do Carmo, encontra mais que produtos feitos à mão: entre os 15 artesãos que estão no local de segunda a quarta, das 9h às 17h, tem até barraca de alimentos orgânicos. Os legumes e verduras cultivados sem agrotóxicos são um convite a mais para a vizinhança prestigiar a feira que, aos poucos, vai retomando as atividades e o vínculo com a clientela.

Os alimentos orgânicos são trazidos pelos agricultores Tânia Christina de Souza, 53 anos, e João Paulo Valente Lopes, 23 anos, de Agudos do Sul (região metropolitana de Curitiba), onde cultivam os produtos com apoio familiar.

“Queremos oferecer comida de verdade, saudável, mas ainda vemos as pessoas muito interessadas no fast food. Muitas acham que o alimento orgânico é caro e queremos mostrar que nosso produto é acessível”, fala Tânia.

Ela e os demais feirantes no local estão vendo os clientes voltarem aos poucos depois de períodos de suspensão das feiras pela cidade para reduzir a circulação do novo coronavírus. O público no local continua reduzido, já que o dia de maior movimento era às quartas, quanto acontece a novena do Santuário do Carmo, vizinho à feira, que segue com restrições.

Apoio à economia local

Ainda assim, o retorno presencial dos artesãos à feira permite que possam retomar o contato com antigos clientes e conquistar novos fãs de seus trabalhos manuais. É comum ver quem está apenas de passagem pelas redondezas parar e perguntar sobre dias e horários de funcionamento, conta o artesão Paulo Paulo Roberto Somma, 58 anos.

Responsável por comercializar as bolachinhas caseiras feitas por sua mulher, Silmara, ele destaca que quando os moradores da região prestigiam a Feira de Artesanato estão fomentando a economia local. E destaca que os artesãos estão preparados para atender a todos com segurança:

“Temos tomado todos os cuidados cumprir as recomendações de saúde necessárias. Sem contar que estamos ao ar livre, o que possibilita uma compra ainda mais segura”, diz Somma.

Na feira, todos seguem os protocolos sanitários para o combate a covid-19, como manter o distanciamento social, uso obrigatório de máscaras; disponibilização de álcool 70% para uso próprio e de clientes; presença de apenas um artesão por barraca; exposição de cartazes de orientação de prevenção ao vírus.

Variedade

Em Curitiba, a Feira de Artesanato do Boqueirão se destaca por ser a que tem mais dias de funcionamento entre os 19 locais administrados pelo Instituto Municipal de Turismo (IMT). Ali são comercializados também utensílios pessoais e para a casa e boas opções de presentes, tudo feito mão.

Pelas barracas estão expostos produtos como panos de prato decorados em crochê, amigurumis, pantufas e roupinhas para pets ou bonecas, entre outros. como toda feira que se preze, a do Boqueirão tem a barraquinha do caldo de cana e do pastel.

Serviço: Feira de Artesanato do Boqueirão

De segunda à quarta-feira, das 9h às 17h
Endereço: Avenida Marechal Floriano Peixoto, 8.430 (entre a saída do Terminal do Carmo e a Rua da Cidadania, ao lado do Santuário do Carmo)