Grande Curitiba

Câmara Intersetorial entrega jogos recreativos para crianças acolhidas

24 de junho de 2021 às 18:42
(Foto: Andre Wormsbecker)

COM ASSESSORIAS – Crianças atendidas em três Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi), da Secretaria Municipal da Saúde, e em Unidades de Acolhimento Institucional (UAI), mantidas pela Fundação de Ação Social (FAS), vão poder brincar com novos jogos de tabuleiros, bolas e brinquedos intelectivos, como damas, xadrez e dominó.

A entrega dos kits de brinquedos foi feita nesta quinta-feira (24/6), na sede da FAS, por representantes da Câmara Técnica Intersetorial da Saúde Mental (CTISM), que engloba sete secretarias municipais.

“A entrega desses produtos faz parte do plano de trabalho da Câmara Técnica, que tem o grande desafio de consolidar a política intersetorial de saúde mental do município”, disse a assessora da Secretaria Municipal da Saúde e presidente da CTISM, Flávia Adachi.

Segundo Flávia, os jogos respondem a uma necessidade de um dos eixos da Câmara Técnica, que é o de atender crianças e jovens dentro das unidades de acolhimento de CAPs específicas para esse público. “Precisamos de todos os esforços para poder fazer o enfrentamento com ações de prevenção, tratamento, reabilitação e reinserção”, completou.

Jogos gigantes

Os kits de jogos recreativos foram doados pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj). As unidades da Saúde e da FAS receberam 50 tabuleiros de jogos gigantes e bolas, os mesmos usados pela Smelj em atividades de lazer e recreação.

Os brinquedos serão enviados para os Centros de Atenção Psicossocial Infantil (Capsi) Boa Vista, Centro Vida e Pinheirinho, da Secretaria Municipal da Saúde.

As Unidades de Acolhimento Institucional (UAI) da FAS que receberam foram a Nova Esperança e Casa do Piá II, na Regional Boa Vista; a Casa do Piá IV, na Regional Boqueirão; Casa do Piá I e Casa do Piá III, na Regional Matriz; Madre Antônia, na Regional Pinheirinho; e Santa Felicidade, na Regional Santa Felicidade.

O secretário do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Antonio Trautwein, falou da satisfação de entregar os jogos que serão usados nas unidades de acolhimento. “Sempre estaremos juntos nessas ações integradas que buscam levar o esporte, seja ele recreativo ou competitivo, e o lazer para a população. Sabemos que, com isso, ampliamos a motivação das pessoas, promovemos a saúde e reduzimos as incidências na área social”, disse.

O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, agradeceu a doação e falou da expectativa dos jogos recreativos minimizarem os impactos do acolhimento institucional de adolescentes atendidos pela Fundação. “Defendemos que o acolhimento não é o ideal para crianças e adolescentes. O ideal é que todos pudessem estar sob a proteção de suas famílias, mas infelizmente isto nem sempre é possível e essas demandas precisam ser absorvidas pelo município.”

A diretora de Proteção Social Especial da FAS, Tatiana Possa Schafachek, destacou que Curitiba tem hoje mais de 600 crianças e adolescentes acolhidos em instituições oficiais e parceiras do município. Segundo ela, os jogos recreativos vão ampliar as opções de lazer dos adolescentes que, em função da pandemia, estão com atividades restritas dentro das unidades.

Câmara Intersetorial

A Câmara Técnica Intersetorial da Saúde Mental (CTISM) foi instituída em agosto de 2020 e está vinculada à Secretaria Municipal da Saúde. O principal objetivo é atuar intersetorialmente com a finalidade de propor e promover planejamento estratégico de ações e políticas públicas voltadas à promoção da saúde mental, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, tratamento e reinserção social das pessoas com transtornos mentais, incluindo os decorrentes do uso de álcool, crack e outras drogas.

A Câmara Técnica é composta por representantes das seguintes secretarias municipais e fundações: Saúde; Educação; Defesa Social e Trânsito; Esporte, Lazer e Juventude; Fundação de Ação Social; Fundação Cultural de Curitiba; e Governo Municipal – Departamento dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Presenças

Representando a Smelj, participaram também o diretor de Esporte, Juarez Cesar Zanon Junior, o diretor de Lazer, Ronaldo Machado Babiak, e o assessor técnico Vinícius Chudzy.

Da Secretaria Municipal da Saúde esteve presente, além de Flávia Adachi, a coordenadora de Saúde Mental, Nalu Caigawa. E, da FAS, a coordenadora de Proteção Social Especial de Alta Complexidade, Nair Araújo Brito de Macedo, e a coordenadora do Disque Solidariedade, Luciane Diehl.