Grande Curitiba

ICS volta a fazer perícias odontológicas presenciais

24 de junho de 2021 às 16:19
(Foto: Levy Ferreira/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A partir de 1º de julho, o Instituto Curitiba de Saúde (ICS), o plano de saúde dos servidores da Prefeitura de Curitiba, voltará a fazer os atendimentos presenciais para perícia odontológica no Centro de Saúde, localizado no bairro Rebouças. O atendimento estava suspenso devido à pandemia da covid-19.

Para que o atendimento seja seguro tanto para os profissionais de saúde quanto para os beneficiários, durante as consultas estão sendo tomados os cuidados necessários, conforme o protocolo sanitário em vigor.

A perícia odontológica garante segurança ao beneficiário, pois os especialistas avaliam, por exemplo, se há contraindicações para a colocação das próteses, recurso muito utilizado em caso de perda total ou parcial dos dentes, e verificam a qualidade do serviço. Ela pode ser indicada tanto para os atendimentos feitos no Centro de Saúde quanto na rede credenciada. De modo geral, a perícia pode ser necessária nos tratamento de endodontia e periodontia.

Além do exame clínico, são analisadas radiografias e a arcada dentária. Se julgar necessário, o perito pode requerer outros exames complementares. Caso constatada alguma falha, o profissional que realizou o serviço tem dez dias para solucionar o caso.

O laudo técnico é bastante detalhado e o resultado sai na hora. Caso o beneficiário necessite de procedimentos que não são cobertos pelo plano, a equipe orienta o paciente.

Segundo a coordenadora de Supervisão Odontológica, Lilian Helal Ercolin, o retorno do serviço presencial vai facilitar o atendimento aos beneficiários.

“Vamos conseguir dar celeridade nos processos de triagem, avaliação e encaminhamento dos casos. Nossa equipe é composta por peritos odontólogos e outros profissionais de saúde que verificam, acompanham e fazem o controle de qualidade desses procedimentos”, afirma.

Como agendar

Cabe ao beneficiário o agendamento da avaliação odonto-pericial. Isso pode ser feito pelo Portal do Beneficiário ou pelo aplicativo. Também pode ser marcado pelo Teleatendimento, que funciona todos os dias das 6 às 22 horas, pelo telefone 3131-6100. Quem preferir, pode entrar em contato com o serviço de Acolhimento da Odontologia, no 3330-6185, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7 às 19 horas.

Os agendamentos seguirão a ordem cronológica de recebimento dos pedidos. Em julho há previsão de fazer cerca de 320 perícias odontológicas.