Grande Curitiba

Saúde leva vacina a trabalhadores da reciclagem em barracões de difícil acesso

24 de junho de 2021 às 16:00
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A manhã desta quinta-feira (24/6) foi de alegria para os recicladores das associações contratadas pelo programa Ecocidadão. Integrantes dos 40 barracões estão sendo imunizados com a primeira dose da vacina contra a covid-19, a maioria sem precisar sair do local de trabalho.

Até o início da semana que vem serão vacinados cerca de 800 trabalhadores do Ecocidadão, pessoal que integra o grupo prioritário de limpeza urbana da cidade.

No Tatuquara, o Distrito Sanitário organizou equipes para atender os barracões do Ecocidadão nesta quinta-feira.

“Com a vinda até os barracões, os recicladores não perdem seu dia de trabalho, que é tão essencial para a cidade”, disse Andreia Pereira Martins Spiller, enfermeira responsável pela vacinação de covid-19 no Tatuquara.

Ademir José Misael, que passa quase todo o dia na rua fazendo a coleta de material reciclável, recebeu a vacina no local de trabalho. “A vacina é importante para eu poder continuar trabalhando”, reconheceu o trabalhador do Ecocidadão Terra Santa.

Para ele, que trabalha há quatro anos no barracão, no Tatuquara, seria complicado o deslocamento até um local de vacinação para receber o imunizante.

Bastante emocionada, a recicladora Cassandra Mattos Vieira recebeu a vacina.

“Agora, nós que fazemos esse trabalho importante para a cidade e para o meio ambiente ficamos mais seguros. Que venha a segunda dose”, comemorou.

Cuidados

Antes da chegada da imunização, a Secretaria do Meio Ambiente orientou os trabalhadores da reciclagem para a adoção de uma série de protocolos de segurança para evitar a contaminação com o novo coronavírus.

“Além do uso obrigatório dos equipamentos de proteção individual, incluímos a máscara e a necessidade da higienização frequente das mãos”, explicou a gerente de Educação Ambiental, responsável pelos contratos, Leila Maria Zem.

Todo o material recolhido e entregue pelos caminhões do Lixo Que Não é Lixo também precisa passar por um período de quarentena, antes que haja o manuseio para separação.