Grande Curitiba

Curitiba recebe segunda edição de fórum sobre negócios e tecnologia

25 de junho de 2021 às 15:27
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A segunda edição do DataTIC, evento on-line que debate negócios e tecnologia, acontece a partir de terça-feira (29/6) e tem apoio da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação. “O fórum visa apoiar profissionais, empreendedores e empresas no desenvolvimento e a buscar soluções para as demandas do setor”, diz Cris Alessi, presidente da Agência Curitiba, que participará da abertura. O evento ocorre até quinta-feira (1º/7).

No último levantamento da Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), Curitiba apareceu como a cidade brasileira com maior produtividade e eficiência na área de tecnologia. “O ecossistema Vale do Pinhão tem proporcionado um ambiente favorável para as empresas, com ações e incentivos importantes, com o programa Tecnoparque da Prefeitura de Curitiba”, afirma Cris Alessi.

Curitiba ficou em primeiro lugar no ranking brasileiro de produtividade e eficiência do setor de tecnologia. A liderança folgada da capital paranaense, em relação a São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Florianópolis e Recife, é apontada pelo relatório anual Tech Report 2020, que acaba de ser divulgado pela Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), um dos órgãos mais respeitados do segmento.

Debates

Serão três dias de debates realizados nos finais de tarde, com a presença de profissionais das áreas de Tecnologia, Recursos Humanos e Inovação para debater as metodologias e oferecer aos espectadores insights e recursos relevantes para suas atuações. Além de ser direcionado para empresas e profissionais da área de Tecnologia, gestores de Recursos Humanos, o DATA TIC também é voltado a profissionais de áreas como Administração, TIC, Psicologia e Marketing.

Segundo Lucas Ribeiro, presidente da Assespro-PR e CEO do ROIT BANK, o DataTIC 2021 será um evento voltado para a cultura organizacional e principalmente servirá para mostrar como as empresas podem implementar as mais modernas metodologias de gestão de pessoas. “Percebo que o evento vem ao encontro da nossa agenda unificada e objetivos estratégicos da entidade. Quando esses dois pilares emergem tão fortemente só nos resta apoiar. Como entidade representativa do setor, estamos sempre potencializando a geração de negócios no ecossistema digital do Paraná, incrementando a competitividade das empresas de tecnologia e inovação, além de ampliar as políticas públicas digitais para consolidar o Paraná como estado digital e disseminar o uso massivo de tecnologias digitais para a sociedade”, avalia.

Conforme avalia Victor Hugo Domingues, consultor do Sebrae-PR e sócio-proprietário da Realize Hub, o futuro das empresas de tecnologia, bem como da economia em geral, está nas pessoas e o evento, por sua vez, pretende debater as práticas e tendências do mercado para que o trabalho seja realizado de maneira estratégica e inovadora. “A segunda edição do DataTIC apresentará ferramentas e formas de integrá-las à estratégia empresarial por meio de tecnologia de análise de dados e, sobretudo, pelo intercâmbio de ideias entre profissionais de diferentes áreas”, explica.

Entre as principais metodologias que estão guiando essa gestão de pessoas está o trabalho focado na cultura organizacional, passando por conceitos como Employer Branding, Employee Experience e People Analytics, entre outros. De acordo com a presidente da Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR), Andréa Barcellos Gauté, além das ferramentas, o ambiente atual exige reflexões na linha de como dos seres humanos vão se adaptar às mudanças, considerando a velocidade exponencial com que tudo está acontecendo, e como reter e engajar as pessoas, além de manter a saúde mental das pessoas.

O evento é organizado, em conjunto, pela Realize Hub e Sebrae PR, e conta com o apoio da Agência Curitiba, Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação do Paraná (Assespro-PR), Associação Brasileira de Recursos Humanos do Paraná (ABRH-PR).

Entre os nomes confirmados para promoção do debate estão Adeildo Nascimento, Carolina Pizolati Farah, Cris Alessi, Luiz Márcio Spinosa, Renata Portela, Yoshio Kawakami, entre outros. Mais informações sobre a programação podem ser obtidas no site oficial do evento.

Serviço: Data TIC 2021 – Pessoas, Negócios e Tecnologia

Data: 29/06 a 1º/07
Horário: 17h às 18h30
Custo: Gratuito
Onde: YouTube
Inscrições:  https://www.sympla.com.br/data-tic-2021__1213374
Site oficial: http://assespropr.org.br/datatic/