Grande Curitiba

Cidade celebra 138 anos do Palácio Garibaldi

1 de julho de 2021 às 19:13
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Os 138 anos do Palácio Garibaldi foram comemorados, nesta quinta-feira (1º/7), com eventos que reverenciam a memória e os feitos de Ana Maria de Jesus Ribeiro, a Anita Garibaldi, catarinense considerada a Mãe da Pátria Italiana.

“A nossa missão é manter vivo o legado construído pelos imigrantes italianos aqui no Paraná. A associação, que nasceu com os ideais garibaldinos de liberdade e justiça, completa 138 de história fazendo cada vez mais parte da cena cultural curitibana e paranaense”, afirmou a presidente da Associação Giuseppe Garibaldi, Cida Borghetti.

O assessor de Relações Internacionais de Prefeitura, Rodolpho Zannin Feijó, representou o prefeito Rafael Greca no evento e destacou a importância do Palácio Garibaldi. “Este espaço representa a importância dos imigrantes italianos na formação da identidade curitibana. Além disso, com a celebração, Curitiba e a Itália renovam seus laços históricos e de cooperação”, reforçou ele.

Durante o evento, os convidados acompanharam o plantio da rosa símbolo das comemorações dos 200 anos de Anita Garibaldi comemorados este ano e o lançamento de duas obras sobre a personagem histórica: “Anita: guerreira das repúblicas e da liberdade”, de Adílcio Cadorin; e “Dois mundos e uma rosa para Anita”, de Adílcio Cadorin e Andrea Antonioli.

História

Nascida em agosto de 1821, Anita Garibaldi foi uma mulher à frente de seu tempo e que lutou pelos ideais republicanos ao lado do marido, Giuseppe Garibaldi, no Brasil, Uruguai e Itália.

O Palácio Garibaldi começou a ser erguido em 1883 e só terminou a construção em 1904, embora sua fachada tenha sido concluída em 1932. Na Segunda Guerra Mundial, o edifício foi tomado pelo governo e devolvido em 1962. Na década de 1980, foi tombado como patrimônio cultural.