Grande Curitiba

Campanha vai apresentar vídeos de combate ao racismo

2 de julho de 2021 às 16:08
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Prefeitura de Curitiba lançou uma nova campanha para intensificar o combate ao racismo na cidade. É o projeto Julho Consciente, ação é coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial em parceria com o Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e o Conselho de Política de Igualdade Étnico-Racial (Comper).

O projeto Julho Consciente consiste em uma série composta por três vídeos, que contemplam temas associados às três datas de referência do mês de julho: 3/7, Dia Nacional de Combate à Discriminação; 20/7, onze anos da Lei 12.288/10 que institui o Estatuo da Igualdade Racial; e 25/7, Dia Internacional da Mulher negra, latino-americana e caribenha, no Brasil esta data homenageia Tereza de Benguela, líder quilombola.

Os três vídeos serão lançados em datas diferentes de julho. O primeiro foi nesta sexta-feira (2/7) e pode ser acessado neste link do YouTube.

A produção e gravação dos vídeos ocorreram em parceira com o Imap, que disponibilizou seu recém-inaugurado estúdio.

Combate ao racismo

A campanha de combate ao racismo é coordenada pela Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial e conta também com outros materiais, como o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial – PLAMUPIR, Plano de Comunicação, Plano de Capacitação em Direitos Humanos, materiais informativos com os folders: O que é Racismo; e Novembro Mês da Consciência Negra; e as Cartilhas Curitiba Consciente; Legislação de Locais de Culto; e Narrativas Afro-Curitibanas.

A ideia do projeto “Julho Consciente” é levar informação e conteúdo que permitam ampliar as discussões, desmistificar e dirimir comportamentos e atitudes culturalmente apreendidos, provendo assim a disseminação de ideias e atitudes antirracistas para a população de Curitiba, incluindo os servidores.

“Com essa série de vídeos queremos despertar reflexões e novos comportamentos, mostrando que a discriminação e o preconceito racial existem. E que pessoas informadas podem decidir de maneira consciente que sociedade querem construir e fazer parte”, explicou a Assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite.

Primeiro vídeo

O primeiro vídeo da série é: Dia Nacional de Combate à Discriminação Racial. Contexto Histórico e Avanço da Legislação no combate ao Racismo. Conta com a abertura feita pela assessora da Promoção da Igualdade Étnico-Racial da Prefeitura, Marli Teixeira Leite, e a explanação do palestrante Nei Luiz Moreira de Freitas, que é advogado, bacharel em história e mestrando em antropologia da UFPR. Ele também é o presidente da Comissão da Verdade da Escravidão Negra da OAB/PR.

Trabalho em Curitiba

Em Curitiba, a Assessoria de Direitos Humanos – Promoção da Igualdade Étnico-Racial trabalha em diversas frentes para combater o racismo. Em parceria com o Comper, produziu o Plano Municipal de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (Plamupir), que está para ser votado pela Câmara de Vereadores.

Também foi criado o Plano de Comunicação, Plano de Capacitação em Direitos Humanos, produzidos vários materiais informativos. Em 2018 Curitiba passou a fazer parte do Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir) para fortalecer o enfrentamento ao racismo e promover a igualdade.

A partir de 2019, o programa de consultas públicas da Prefeitura, o Fala Curitiba, passou a contar com opções para a população indicar o uso de recursos do orçamento municipal para a implementação das políticas de igualdade étnico-racial na cidade.

Desigualdades

A campanha da Prefeitura do Julho Consciente é para mostrar como ainda existe muita desigualdade social no Brasil. O estudo “Desigualdades Sociais por Cor ou Raça no Brasil”, publicado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2019, mostra as dificuldades que pessoas pardas e negras vivenciam no Brasil.

Segundo o estudo, em 2018, 43,1% da população brasileira era branca; 9,3%, preta; e 46,5%, parda. Esses três grupos juntos representavam 99% do total de moradores do país.

Em 2018, os pretos ou pardos representavam 54,9% da força de trabalho no país (57,7 milhões de pessoas) e os brancos, 43,9% (46,1 milhões). Entretanto, a população preta ou parda representava 64,2% dos desocupados e 66,1% dos subutilizados.

O rendimento médio mensal das pessoas ocupadas brancas (R$ 2.796) foi 73,9% superior ao da população preta ou parda (R$ 1.608). Na questão da violência, o estudo do IGBE mostra que pretos ou pardos têm 2,7 vezes mais chances de ser vítimas de homicídio no Brasil do que os brancos.

Comper

O Conselho de Política de Igualdade Étnico-Racial (Comper) também promoverá ações para o mês de julho. Serão duas lives, a primeira na terça-feira (6/7), às 19h, sobre o Dia nacional de Combate à Discriminação.

A live contará com as participações de Candiero, idealizador do Centro Cultural Humaitá, coordenador Nacional da Rede de Matriz Africana e ex-assessor da Política de Promoção da Igualdade Racial de Curitiba; Aline Castro, idealizadora do Dia de Rainha e criadora da Fuá acessórios e Fuá Social, que atende a população em situação de vulnerabilidade; Carol Dartora, vereadora de Curitiba, feminista negra, e Silvana Cristina de Oliveira Niemczewski, da OAB/PR.

A segunda live será no dia 26 de julho, também às 19h, e referente ao Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha (25/7). A live terá como tema as mulheres artistas, e contará com a participação das cantoras Janine Mathias e Adelie Domingues e a atriz Geise Costa.

“Essas ações que marcam as datas relevantes na luta contra a discriminação, racismo e preconceito reforçam a intenção do Comper em trazer para a comunidade de Curitiba o sentido de promover a integração entre os povos que nela habitam”, disse a presidente do Conselho de Política de Igualdade Étnico-Racial (Comper), Regiane Sacerdote.

Outras informações e para acompanhar as lives acesse a página do Facebook do Conselho Municipal de Política Étnico-Racial (Comper).