Grande Curitiba

Estela Sandrini e Luciana Siebert marcam reabertura das exposições

8 de julho de 2021 às 16:23
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Duas exposições de artes visuais serão abertas, neste sábado (10/7), no Museu Municipal de Arte (MuMA), no Portão Cultural. Com propostas estéticas bem diferentes entre si, elas trazem ao público trabalhos da experiente Estela Sandrini, com “O Sentido do Olhar” e suas pinturas acessíveis para observadores com baixa visão, e a arte digital da jovem Luciana Bastos Siebert, com “Pelo Direito de Amar Monstros”. Em comum entre ambas, o objetivo de aproximar sua arte do público. Confira abaixo os horários e a classificação etária para visitação. A entrada é grátis.

Exorcisando monstros e videoaula de presente

Caracterizada pelo experimentalismo e pela sobreposição de imagens, “No Exercício da Ternura” ou “Pelo Direito de Amar Monstros” é definida por Luciana Siebert como uma reflexão “sobre a necessidade de aceitar aquilo que é asqueroso dentro de si para poder efetivar mudanças e sobre a psique coletiva”.

Segundo Luciana, os acontecimentos recentes no Brasil sobre temas como racismo, LGBTQIA+fobia, misoginia, massacre dos povos indígenas e corrupção influenciaram o resultado da mostra, que também trata da construção do ser feminino convencional.

“Usei o aplicativo grátis de celular stop motion para animar colagens, criei alguns efeitos sonoros e misturei com músicas da internet. Gosto de pensar que a produção artística deve ser acessível a todos, não só como possibilidade profissional mas mecanismo de cura inerente ao corpo humano”, explica Luciana sobre seu processo criativo.

Catarinense de Jaraguá do Sul, ela também transita pelo cinema e pela literatura.

Além de mergulhar na proposta de Luciana, quem visitar a mostra pode receber uma videoaula de stop-motion pelo celular. Os interessados só precisam marcar a artista (@dalva_dissidente) em stories sobre a exposição e aguardar o vídeo.

Imagens mentais e outras formas de ver

Refletindo sua atual condição de artista com apenas 5% da visão, Estela Sandrini propõe uma mostra de artes visuais para quem tem limitações visuais.

“É uma exposição bonita, alegre e que também remete ao acesso para quem não pode ver – uma realidade que faz parte da minha vida e não me impede de continuar criando”, conta a artista, que tem seis décadas de carreira e também se dedicou a uma atividade que considera especial em sua trajetória: ensinar. Teca, como é conhecida, deu aulas na antiga Escola de Música e Belas Artes e na PUC (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e também foi diretora do Museu Oscar Niemeyer (MON).

A organização de O Sentido do Olhar é dos professores Andréia Andrade Rocha e André Barroso da Veiga, que propuseram a exposição. O Programa de Apoio e Incentivo à Cultura, da Fundação Cultural e Prefeitura de Curitiba, ajudou a viabilizar a iniciativa.

Das 20 telas expostas, duas representam diferentes fases do trabalho de Teca. São Obsessão (figurativo de 1995) e Despertar Emoções (abstração de 2018), ambas em óleo sobre tela. Elas foram recriadas pelo designer Vivaldo Vieira Neto por meio da nova técnica, desenvolvida pela pesquisadora e professora da UFPR (Universidade Federal do Paraná) Sandra Marchi. Essa ferramenta usa o relevo para informar, pelo tato, sobre as formas e cores das telas pintadas por Estela Sandrini.

Outro recurso de acessibilidade disponível é a audiodescrição, que poderá ser ativada por meio de leitor de QR Code. Estela Sandrini participa dessa etapa de organização da mostra, contando para o público sobre o processo criativo de cada trabalho exposto.

Serviço:MuMA estreia exposições de artes visuais

Endereço: Avenida República Argentina, 3430, junto ao terminal de ônibus do Portão
Horário: de terça a domingo, das 10h às 18h
Grátis

O Sentido do Olhar (de Estela Sandrini)
Sala Domício Pedroso
De 10/7 a 10/10 de 2021
Livre para todos os públicos

Pelo Direito de Amar Monstros (de Luciana Bastos Siebert)
Sala de exposição de Arte Digital
De 10/7 a 11/9 de 2021
A partir de 14 anos