Grande Curitiba

Smelj ganha nova sede e anuncia volta das atividades esportivas

8 de julho de 2021 às 18:38
(Foto: Hully Paiva/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) está em uma sede nova. O endereço é a casa histórica da esquina das ruas Trajano Reis e Paula Gomes, no bairro São Francisco.

A entrega da nova sede foi feita, nesta quinta-feira (8/7), pelo prefeito Rafael Greca e pela primeira-dama Margarita Sansone. No mesmo evento, o prefeito e o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein, confirmaram o retorno das atividades presenciais nos Centros Esportivos da Prefeitura a partir de segunda-feira (12/7).

“É com alegria que anunciamos o retorno do esporte, o convívio com a juventude e a intensidade do lazer nos nossos parques e nos nossos equipamentos”, disse o prefeito, lembrando a melhora dos índices da pandemia em Curitiba e o retorno da bandeira amarela na cidade.

O secretário Emilio Trautwein explicou que as aulas vão retornar de forma flexibilizada em alguns espaços.

Na segunda-feira (12/7) também será lançado o novo sistema que a Smelj vai usar para fazer as matrículas dos alunos para as atividades físicas. O portal Curitiba em Movimento está previsto para entrar no ar às 9h de segunda-feira (12/7).

“As novas matrículas e o controle de vagas disponíveis serão feitos de forma on-line, pela internet. O novo portal vai representar uma modernização do nosso sistema de matrículas”, explicou Trautwein.

Nova sede

A nova sede da Smelj fica em um imóvel histórico, que foi totalmente recuperado e revitalizado pelo Rosto da Cidade. O programa da Prefeitura tem como objetivo a recuperação de imóveis que fazem parte do patrimônio de Curitiba. A construção em estilo eclético, erguida por volta dos anos 1920, vai voltar a ter vida e circulação de pessoas.

Antes a Smelj estava funcionando em instalações da Secretaria Municipal da Administração Pública (Seplad), na Rua Solimões, no São Francisco. A nova sede, na esquina da Trajano Reis com a Paula Gomes, vai trazer vida nova à região, com a circulação de atletas incentivados pela Prefeitura e servidores da Smelj.

O prefeito lembrou que o imóvel também já foi o endereço dos bisavós dele. “Eles moravam na frente da Padaria América. A Margarita e eu estamos encantados em ver a reciclagem do antigo prédio do Colégio Martinus, sede da Paróquia Luterana do Cristo Redentor em Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude”, disse Greca.

“O Centro Histórico não é para ser degradado, não é ponto de marginalização, não é lugar para acolher vulneráveis, mas é o endereço daqueles que mais amam Curitiba, que são os curitibanos que compreendem a importância dessa região histórica”, definiu o prefeito.

Também acompanharam a inauguração da nova sede da Smelj os atletas beneficiados pelo Programa Municipal de Incentivo ao Esporte da Prefeitura Athos Schwantes, da esgrima, Bárbara Domingos, da ginástica rítmica, e Rafael Piazza Gama, do tênis.

Os vereadores Marcelo Fachinello e Pier Petruzziello, a administradora Regional Matriz, Rafaela Lupion, o superintendente da Guarda Municipal, Carlos Celso dos Santos Junior, a secretária municipal da Comunicação Social, Cinthia Genguini, e servidores da Smelj também participaram da inauguração.