Grande Curitiba

Portal moderniza sistema de matrículas para atividades esportivas gratuitas

12 de julho de 2021 às 16:10
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A partir desta segunda-feira (12/7) as pessoas que tiverem interesse em praticar atividades físicas, esportivas e de lazer nos Centros Esportivos da Prefeitura poderão fazer o cadastro no portal Curitiba em Movimento.

Lançado pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), o novo portal vai modernizar o sistema de matrículas para as aulas esportivas gratuitas. Todo o cadastro será feito de forma on-line, pelo sistema E-Cidadão, que é o padrão da Prefeitura de Curitiba.

No portal o cidadão poderá se cadastrar na atividade física que tem interesse e quando abrir uma vaga ele será informado por e-mail. Quando um aluno matriculado tem duas faltas não justificadas, o sistema automaticamente abre essa vaga para um novo cadastro.

Um mapa de Curitiba vai mostrar o endereço dos 36 Centros Esportivos da Prefeitura, onde ficam as 255 Academias ao Ar Livre da cidade e onde estão as quadras públicas para a prática das modalidades esportivas (basquete, futebol, vôlei, tênis, por exemplo).

Sistema intuitivo

O portal também vai oferecer uma parte de interação com os servidores da Smelj, com perguntas frequentes. O sistema é bem intuitivo e pode ser acessado por crianças e idosos sem dificuldade. Uma tela leva à outra. O portal é responsivo e se adapta a qualquer aparelho, como celular, tablet e computador.

O desenvolvimento foi feito em parceria com o Instituto das Cidades Inteligentes (ICI). A Smelj também vai disponibilizar no portal aulas on-line que foram gravadas.

Modernização

Os alunos que já estavam matriculados nas aulas sistemáticas, antes da pandemia, quando foram suspensas as atividades esportivas, estão com as vagas garantidas nos dias e horários que já faziam as atividades.

Com a nova ferramenta, a Smelj poderá fazer relatórios mais rápidos e saber quais atividades têm mais alunos, horários com maior ocupação, número de mulheres, homens, crianças, frequência e várias outras possibilidades. Com esses dados é possível desenvolver novas políticas públicas.

“O portal representa a modernização do sistema de matrículas e vagas da Smelj, vai gerar maior transparência e as pessoas vão poder acompanhar mais facilmente quando uma nova vaga estiver disponível para a atividade física desejada”, explicou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

Volta das atividades

Nesta segunda-feira (12/7) também retornaram as atividades esportivas nos Centros da Prefeitura. As aulas retornaram de forma flexibilizada, depois da melhora dos indicadores da pandemia em Curitiba e o retorno da bandeira amarela na cidade.

Neste primeiro momento, as aulas serão retomadas de forma gradativa, respeitando os protocolos da Secretaria Municipal da Saúde.

Não serão todas as turmas que já vão retornar. Os chefes de núcleo da Smelj estão entrando em contato com os alunos avisando do retorno das aulas. Crianças, idosos e adultos serão avisados para voltarem às atividades esportivas.

Na medida que a situação da pandemia em Curitiba for melhorando, novas turmas serão abertas e os alunos avisados.