Grande Curitiba

Exposição mostra olhar de estudantes sobre Curitiba

13 de julho de 2021 às 15:22
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Até quinta-feira (15/7), a Regional CIC sedia a exposição de desenhos e pinturas de estudantes de quatro escolas municipais com o tema Minha Cidade, em que expressaram em cores sua visão sobre Curitiba.

A exposição prestigia 46 trabalhos que estudantes do 1º ao 9º ano produziram para concorrer a um espaço em outra exibição: a Mostra Internacional de Intercâmbio de Arte, programada para o segundo semestre de 2021 em Suwon (Coreia do Sul), cidade irmã da capital paranaense. Três trabalhos foram pré-selecionados e vão concorrer com as produções feitas em outras regionais de Curitiba, escolhidas pela Secretaria Municipal da Educação (SME).

“Foi muito difícil selecionar apenas três trabalhos. Os resultados foram tão interessantes que fizemos esta exposição para prestigiar todos e para que a população conheça o talento de suas crianças”, diz a chefe do Núcleo Regional da SME na CIC, Angela Cristina Piotto.

Estão expostas as produções artísticas de estudantes das escolas municipais Tancredo Neves, CEI Heitor de Alencar Furtado, Albert Schweitzer e Caic Cândido Portinari. Em cada trabalho, um retrato personalizado das paisagens de Curitiba, desde pontos turísticos como Jardim Botânico e Passeio Público até as imagens do dia a dia, como o transporte público, casas e edifícios.

Minha Cidade

Entre os desenhos pré-selecionados para a Mostra Internacional está o de Kayo Issao Kondo, 10 anos, que está no 5º ano da Escola Municipal CEI Heitor de Alencar Furtado. Ele escolheu a Praça do Japão como tema.

“Sou descendentes de japoneses e esse lugar tem a ver comigo. Desenhei como se cada parte da praça fosse uma ilha voadora”, conta o curitibinha.

Retratando pontos turísticos da cidade em um mosaico Victor Henrique Sá Araujo, 13 anos, matriculado no 8º ano do Caic Candido Portinari, gostou de participar da seleção porque estão vendo o resultado de uma de suas atividades favoritas.

“Gosto muito de desenhar, especialmente caminhões. Não sou muito bom em colorir, mas neste desenho usei lápis de cor para mostrar lugares de Curitiba, como o Museu do Olho”, fala Victor.

Também foi pré-selecionada a paisagem de casas e edifícios feito por Thayla Ribeiro, do 3º ano da Escola Municipal Albert Schweitzer.

Linhas do Conhecimento

Para desenvolver suas propostas, os estudantes tiveram apoio das videoaulas de Práticas Artísticas e do Linhas do Conhecimento,exibidas na TV Escola Curitiba. Também foram indicadas algumas temáticas sobre a cidade a serem exploradas nos trabalhos, como: foco na arquitetura da cidade, ou Curitiba e suas opções de diversão e aprendizado, suas cores e como cada um enxerga o luga r em que mora.

Serviço: exposição Minha Cidade

Local: Regional CIC (Rua Manoel Valdomiro de Macedo, 2.460, CIC)
Até 15/7 (quinta-feira), das 8h às 18h
Grátis