Grande Curitiba

Grupo especializado prende um foragido da Justiça a cada quatro dias

15 de julho de 2021 às 16:18
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – A cada quatro dias, um foragido da Justiça é preso no Centro por equipes do Grupo de Pronto Emprego Operacional (GPEO) da Guarda Municipal. A média é do primeiro semestre do ano, quando o GPEO somou 41 encaminhamentos de indivíduos com mandado de prisão à Delegacia de Vigilância e Capturas (DVC), o correspondente a 16% de todos os flagrantes feitos pelas equipes.

Desde que o grupo foi criado, no segundo semestre de 2018, passam de 400 os foragidos recapturados. Apresentados neste mês em que a corporação completa 35 anos de existência, os dados consolidam a eficiência da atuação do GPEO no Setor Histórico, na Rua XV de Novembro e em praças do Centro.

Balanço das ações do GPEO no primeiro semestre do ano aponta ainda para um total de 2.147 ocorrências. Em primeiro lugar aparecem as abordagens a pessoas suspeitas: foram 823, seguidas por 486 ações de apoio a outros órgãos, como Samu, Meio Ambiente, FAS e Urbanismo, e por 247 orientações à população – grande parte delas relativas à covid-19.

Os flagrantes de crimes, com encaminhamento à autoridade policial, somaram 259 no período. A principal natureza criminal, responsável por 21% das prisões, é o tráfico de drogas, com 55 registros. Outros 15%, o correspondente a 40 ocorrências, foram atendimentos a casos de porte e uso de substâncias ilícitas em ambiente público. Destacam-se ainda 43 ocorrências de furto (17% do total), 28 de roubo (10,8%) e 11 de pichação (4%).

Composto por cerca de 100 guardas municipais, o GPEO é coordenado pelo supervisor Antônio Flausino, que acumula 27 anos de serviços prestados à corporação. “O GPEO faz patrulhamento com viaturas, motocicletas, módulos móveis e fixo e bicicletas, além da Proteção Animal e patrulhamento a pé no período integral, 24 horas por dia”, apresenta ele.

A área de atuação do GPEO é dinâmica. “Há uma concentração de vários tipos de comércios, serviços e grande circulação de pessoas de diferentes etnias, idiomas e costumes que precisam de auxílio dos guardas municipais”, explica o supervisor.

Há, também, maior tendência de registro de delitos diversos, observa Flausino. “A Matriz apresenta características diferentes das demais regionais. Além das ocorrências comuns, nossos dedicados integrantes do GPEO atendem a muitos casos inusitados e tantos outros de salvamento”, menciona ele.

Flausino destaca o princípio de infarto de um senhor atendido quase em frente ao módulo da GM na Praça Osório. “Os guardas rapidamente iniciaram uma sequência de manobras e continuaram com a massagem cardíaca enquanto pediam socorro médico, que deu sequência ao atendimento. O melhor serviço a ser prestado à população e o mais prazeroso é o de ‘salvaguardar vidas’, como diz nosso lema”, acrescenta Flausino.