Feas homenageia autores de projetos inovadores do SUS de Curitiba

COM ASSESSORIAS – A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas) homenageou nesta sexta-feira (16/7) os autores dos 36 trabalhos do SUS de Curitiba apresentados na 7.ª Mostra Paranaense de Pesquisa e Relatos de Experiência em Saúde – o tema foi “A saúde em tempos de pandemia”.
Nove projetos foram vencedores da 6.ª edição do Prêmio Inova Saúde, concedido durante a mostra, na semana passada. Seis trabalhos foram feitos por profissionais da Feas; outros três, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).
“Os trabalhos são a expressão de todo o envolvimento da equipe da fundação e da SMS no enfrentamento da pandemia”, disse a secretária municipal da Saúde, Márcia Huçulak, ao elogiar o empenho dos profissionais.
Produzidos especialmente para a mostra, os banners com o resumo dos projetos ficarão expostos ao longo deste mês no corredor de entrada e no interior do auditório do Hospital Municipal do Idoso, local da homenagem de hoje.
O diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, também parabenizou os profissionais de saúde. Segundo ele, a qualidade dos projetos e os prêmios reforçam o sucesso das estratégias da SMS no enfrentamento da pandemia de covid-19.
Para a diretora de atenção à saúde da Feas, Tatiane Filipak, a premiação dos trabalhos consolida o SUS de Curitiba não só pelo atendimento humanizado, marca das unidades da fundação, mas pela excelência.
“Um lema da secretaria sempre foi ‘eficiência é nossa ciência’. A pandemia nos deixou um legado: eficiência, eficácia e efetividade”, afirmou Tatiane.
A solenidade ainda contou com a presença da enfermeira Maria Angélica Cerveira, representante do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Inesco), organizador da mostra, além dos profissionais homenageados.
Premiados
Entre os trabalhos premiados da Feas está o relato da “Visita pós-óbito em domicílio, a abordagem psicológica em tempos de pandemia da Covid-19”, da psicóloga do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), programa Melhor em Casa, Miriane Elisabeth de Souza Pereira.
O “Uso da simulação realística na capacitação da equipe de enfermagem para integrar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência” foi escrito pelas profissionais Fernanda Schmitz Santos, Kellen Galvão Benedito e Anya Colman, do Centro de Capacitação e Desenvolvimento Humano (Cecadeh).
Também foram premiados pela Feas os trabalhos “Implementação de uma unidade de retaguarda para hospitalização de pacientes com Covid-19″, de Paulo Henrique Coltro; “Percepções da prática do Serviço Social nas videochamadas”, de Valéria Pacheco Azevedo; “A adaptação da equipe multiprofissional de um Centro de Terapia Intensiva na pandemia”, de Rosane Kraus; “Implementação de uma avaliação clínica para indicação de ventilação não invasiva em pacientes com Covid-19”, de Regiane Borsato.
Pela SMS foram premiados os trabalhos “O atendimento à demanda espontânea de casos agudos nas UBS de Curitiba em tempo de pandemia”, de Pedro Henrique de Almeida, Rafael Vieira de Castro, Flávia Quadros, Katiuscia Schiontek Webber e Jane Sescatto; “Implantação do censo de ocupação hospitalar no sistema e-Saúde no município de Curitiba”, de Kamille Barbosa Pontarolli, Cristiane Honório Venetikides, Leonardo Cavadas da Costa Soares, Gabriela Osório Flores, Flavia Celene Quadros e Jane Sescatto; e “Monitoramento da rede de oncologia no município de Curitiba”, de Kamille Barbosa Pontarolli, Soriane Kieski Martins, Lucinéia Cristina de Sousa Bencke, Emerson Prado de Souza, Flavia Quadros e Jane Sescatto.