Grande Curitiba

Semana de Canto Coral: últimos dias de apresentações virtuais

16 de julho de 2021 às 16:10
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – A Semana de Canto Coral chega em seu sexto dia com mais de oito mil visualizações nas sete horas de vídeos publicados na área de música. São 13 transmissões que englobam apresentações virtuais, bate-papos e videomensagens de regentes e diretores artísticos do Brasil e exterior sobre a importância do cantar em grupo.

A programação totalmente gratuita vai até domingo (18/7) e conta ainda com cinco novos encontros. Todo o conteúdo já publicado pode ser acessado a qualquer momento no Youtube do Curitiba Arte Icac e no facebook da Capela Santa Maria.

A intenção desta edição foi apresentar a diversidade no canto através de exemplos corais da América, Europa, Ásia, África e Oceania. Serão transmitidas apresentações de 17 coros infantis e juvenis, 11 brasileiros e seis do exterior. Entre os 34 coros adultos, 20 brasileiros com representantes das cinco regiões e 14 do exterior.

Programação

A Educação Musical é tema da programação deste sábado (17/7). Ponto alto do dia é o bate-papo com relevantes estudiosos da área, entre eles Lyn Williams, Maria Guinand e Enny Parejo. Também está prevista uma seleção de sete vídeos concertos de corais infantis, com presença de representantes da Austrália, Eslovênia e Venezuela.

O encerramento acontece domingo (18/7), em dois distintos momentos. Uma homenagem ao patrono da Semana de Canto Coral, Henrique Morozowicz (1934-2008) mais conhecido como Henrique de Curitiba levanta fotos de seu acervo pessoal, entre os anos de 1958 a 2002.

Compositor e professor, foi mestre em Composição pelo Ithaca College de New York, sob a orientação de Karel Husa. Seu catálogo ultrapassa uma centena de títulos. Dentre as obras estão peças para piano solo e música de câmara. Entre suas obras orquestrais desta­cam-se Concerto Amábile e Serenata noturna, para orquestra de cordas.

Encerramento

Para terminar, a IV Semana de Canto Coral Henrique de Curitiba exibe videoconcerto da Camerata Antiqua de Curitiba com participação de 82 coralistas representantes de coros convidados e solos da soprano Karolyne Liesenberg. A peça executada será The Bridge, que faz parte da obra Dreamweaver, do compositor Ola Gjeilo.

Após a execução, os músicos coralistas e instrumentistas farão uma homenagem póstuma a 34 regentes de coros brasileiros falecidos em 2020 e 2021, vítimas de covid19 e de outras causas.

A Semana de Canto Coral é uma promoção anual da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), do Instituto Curitiba de Arte e Cultura (Icac) e da Prefeitura de Curitiba. Até a pandemia do novo coronavírus, o evento acontecia na sala de concertos Capela Santa Maria, considerada a casa da Camerata Antiqua de Curitiba.

Serviço: Semana de Canto Coral

Data: até domingo (18/7)
YouTube do Icac: https://www.youtube.com/channel/UCaJduHAim7R7bGOqaAZi8gA

SÁB, 17/7 – 12h
The Sidney Children’s Choir (Austrália)
Coral Infanto-juvenil EMM – Escola Municipal de Música / SP
Coral Infantil UFRJ
Programa MusicaR (PR)
St Stanislav Girl’s Choir (Eslovênia)
São Vicente A Cappella (RJ)

SÁB, 17/7 – 19h
Voces Veritas (Japão)
Shofar (Quênia)
Coral Ars Nova – UFMG
Ex Cathedra (Reino Unido)

SÁB, 17/7 – 19h30
Roda de Conversa IV – O Canto Coral na Educação Musical com a participação de Cristiane Alexandre (PR), Enny Parejo (SP), Lyn Williams (Austrália), Maria Guinand (Venezuela), Mara Campos (SP) – mediadora

DOM, 18/07 – 12h
ENCERRAMENTO
“Como é vasto o mundo…” – homenagem ao compositor Henrique de Curitiba (1934-2008)
Encerramento da VI SCCHC com a CAC e representações de Coros participantes da Semana de Canto Coral. “The Bridge” (de “Dreamweaver”) do compositor Ola Gjeilo (1978)