Grande Curitiba

Curitiba registra primeiro caso de covid-19 pela variante Delta

19 de julho de 2021 às 18:48
(Foto: Reprodução/internet)

COM ASSESSORIAS – A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) registrou o primeiro caso de covid-19 causado pela variante Delta do coronavírus em Curitiba. A amostra foi analisada pelo Laboratório Central do Estado (Lacen) por meio de um protocolo molecular de pesquisa para mutações que demonstrou características sugestivas da nova variante indiana. Depois, a amostra foi enviada para a Fiocruz, no Rio de Janeiro, onde foi realizado o sequenciamento genético e a confirmação.

A paciente é uma gestante, de 24 anos, sem histórico de viagens recentes. Ela está no segundo trimestre da gestação, já se recuperou da doença e passa bem.

“A paciente apresentou febre, cefaleia e tosse”, explicou a médica infectologista da SMS, Marion Burger. “Foi coletada amostra respiratória no dia 22 de junho com resultado positivo, e ela evoluiu bem clinicamente”, diz.

De acordo com Marion, a Vigilância Epidemiológica do município realizará uma avaliação em relação aos contatos da paciente, para levantar dados sobre a cadeia de transmissão. “Precisamos averiguar o contexto epidemiológico”, explica.

Segundo Marion, a variante Delta é mais transmissível que as demais, mas ainda não há estudos que apontem se é mais letal. “Nosso objetivo é manter a vigilância de casos desta variante, para monitorar os desdobramentos da pandemia em Curitiba”, explica.

De acordo com as autoridades de saúde, independentemente da cepa do vírus ou linhagem, as medidas de prevenção e métodos de diagnóstico e tratamento da covid-19 seguem os mesmos. Sendo assim, não há alteração nas medidas sanitárias já adotadas, como uso de máscaras e álcool em gel, lavagem das mãos e distanciamento social.