Grande Curitiba

Guarda Municipal forma equipes e aprimora conhecimentos em plataforma on-line

21 de julho de 2021 às 16:06
(Foto: Divulgação/PMC)

COM ASSESSORIAS – A formação de quase 100 novos guardas municipais (89 para Curitiba e nove para Mandirituba), nas próximas semanas, foi a primeira da corporação adaptada para o formato virtual. Impulsionada pela pandemia de covid-19, a equipe do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional da Guarda Municipal desenvolveu um ambiente on-line próprio, com a estrutura e orientações do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap). Apenas as disciplinas essenciais, como aulas de tiro e de defesa pessoal, foram realizadas de forma presencial, em conformidade com os protocolos sanitários vigentes.

Proporcionando visualização do acompanhamento pelos alunos, controle de atividades e retorno dos instrutores, a plataforma também tem servido de base para os cursos de aperfeiçoamento profissional dos mais de 1,5 mil guardas da capital. Apesar de já ofertar diversos cursos na modalidade ensino a distância via chancela da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) nos últimos dez anos, a mudança para o ambiente remoto aplicada no último ano e meio pela GM foi bem mais radical.

“Pela primeira vez, nossos instrutores gravaram aulas, ajustando carga horária, forma no repasse do conteúdo e expectativas, com trabalho 100% desenvolvido pelos guardas municipais”, conta a diretora do Centro de Formação e Desenvolvimento Profissional, inspetora Cleusa Pereira.

Entre os cursos desenvolvidos na nova modalidade está o de condutores de veículos de emergência, ofertado a todo o efetivo da corporação e, ainda, aos cerca de 300 agentes da Superintendência de Trânsito (Setran). A atualização a guardas e agentes frente ao novo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e a novidades da área integraram outro curso de nivelamento finalizado.

“É um mundo totalmente diferente, mas nada que seja impossível de ser feito. Gravamos as aulas tentando nos antecipar a possíveis dúvidas e também desenvolvemos reuniões on-line, cada um na sua casa”, compartilha o inspetor Cláudio Augusto de Oliveira, um dos primeiros instrutores a participar do projeto.

Modalidades para o público externo

As capacitações também se estenderam ao público externo: 160 voluntários já participaram de um curso específico da Defesa Civil voltado à rede de radioamadores, que abordou os protocolos adequados no repasse das informações em situações de emergência.

Conforme o coordenador técnico de Proteção e Defesa Civil, Nelson Ribeiro, a proposta dos cursos é sensibilizar as pessoas sobre os riscos presentes em diversas situações, em prol da ação preventiva. “A ideia é que a gente atinja, no mínimo, em torno de 300 pessoas a cada ano, isso de forma direta. Indiretamente podemos multiplicar por dez, porque cada pessoa vai levar essa informação para familiares e amigos”, explica.

Com a Secretaria Municipal da Educação, foram produzidas palestras para a TV Escola e canais do YouTube sobre o trabalho educacional ministrado pela Defesa Civil, primeiros socorros e prevenção de incêndios.

“Os frutos colhidos têm sido bastante significativos e conseguimos abranger um público muito maior com uma única ferramenta”, comenta o guarda Marcos Aurélio Borboni Pinheiro, um dos integrantes da equipe que colocou o projeto em prática.

A receptividade dos guardas também tem sido positiva, destaca o GM Fabrício Eiji Ozório, da equipe do Centro de Formação.