Grande Curitiba

Curitibanos e turistas aprendem sobre o ciclo do alimento na Fazenda Urbana

22 de julho de 2021 às 18:37
(Foto: Luiz Cota/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O casal Odair Sebaniski e Dayane Bernardi é de Curitiba e está planejando criar uma horta em casa, no bairro Bacacheri. Ao saberem que, nesta quinta-feira (22/7), a Prefeitura retornaria com as visitas guiadas da Fazenda Urbana, eles não pensaram duas vezes: “Viemos conhecer os tipos de plantio e saber o que podemos cultivar no espaço que temos lá casa”, explicou Dayane, que também estava acompanhada do filho Giorgio, de seis anos.

Contar um pouco da própria história e a razão de ter agendado a visita à Fazenda Urbana é o ponto de partida do passeio de 1h30 pelo inédito espaço no Brasil dedicado à educação para prática agrícola sustentável nas cidades.

“O circuito da Fazenda Urbana é uma experiência vivencial das principais etapas do ciclo alimentar, desde o plantio da mudinha ao preparo do alimento para o consumo consciente e sustentável”, explicou Wilians dos Santos Silva, técnico agrícola da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN) e um dos responsáveis por apresentar o espaço durante o tour.

A Fazenda Urbana oferece visitas guiadas semanais, com turmas de até 20 pessoas. Ainda há vagas para o próximo tour, no dia 30 de julho, das 15h às 16h30. As inscrições podem ser feitas no portal Aprendere .

Aprimorar o conhecimento sobre o ciclo do alimento é uma das principais missões das visitas guiadas na Fazenda Urbana. O gestor financeiro José Luis Bassani é especializado em agronegócio e participou do passeio com este objetivo. “Vim saber mais sobre as técnicas de cultivo aplicadas na Fazenda Urbana, compostagem e reaproveitamento, para replicar entre potenciais clientes”, explicou ele, que pretende inclusive trazer familiares para conhecer o espaço da Prefeitura. “Realmente, é fantástico”, afimou Bassani.

Como nos demais equipamentos do município, o tour pela Fazenda Urbana segue os protocolos da Saúde de combate à covid-19. É obrigatório o uso de máscara, há disponibilidade de álcool em gel, todos precisam respeitar distanciamento e foi estabelecido número limitado de público por visita.

Circuito

Quem participa das visitas guiadas na Fazenda Urbana segue um roteiro que tem início com explicações sobre o programa da Agricultura Urbana da Prefeitura de Curitiba. O visitante ainda faz um giro no entorno da Fazenda, que reúne outros importantes equipamentos vinculados à Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional, como o Mercado Regional Cajuru, o Centro de Distribuição dos Armazéns da Família e o Banco de Alimentos.

Após esta introdução, os visitantes passeiam pelos canteiros para conhecer sobre plantio de hortaliças, agricultura de ciclo curto, plantas alimentícias não convencionais (pancs), sistemas agroflorestais e a agricultura regenerativa com flores e temperos, além de áreas de roça com plantações de milho e mandioca e culturas anuais.

Depois, o grupo segue para as estufas de mudas destinadas às 100 hortas urbanas da capital e para a central de compostagem, onde aprende como resíduos orgânicos do dia a dia podem ser transformados em adubo orgânico.

Como também é um espaço de divulgação de ações de sustentabilidade dentro do ciclo do alimento, o tour pela Fazenda Urbana compreendende ainda a apresentação de tecnologias de uso de energia renovável (placas solares), sistema de captação de chuva, caixas de isopor de capilaridade para plantio de pequenas hortas em apartamentos e canteiros de gotejamento.

Ao final, todos seguem para a cozinha-escola, que até o fim do ano terá uma programação de cursos sobre aproveitamento integral do alimento e preparo de pancs e outras hortaliças pouco conhecidas.

“É realmente um local fantástico. Todo mundo precisa conhecer a Fazenda Urbana de Curitiba”, afirmou a comerciante paulista Bruna Toledo. Moradora de São José do Rio Preto (SP), ela estava acompanhada do marido Marco Aurélio, da sogra Creusa e do filho Leonardo, de apenas cinco anos. “Viemos conhecer Curitiba e soubemos que a Fazenda Urbana ia ter a visita. Como tenho um restaurante vegetariano queria muito conhecer”, acrescentou Bruna.

Complexo

Em uma área de 4.435 m², a Fazenda Urbana de Curitiba está localizada ao lado do Mercado Regional Cajuru (a entrada, inclusive, é pelo estacionamento do centro de compras). Além de espaço de educação para prática agrícola sustentável nas cidades, o local testa novas tecnologias agrícolas, como um sistema de irrigação inteligente criado por uma startup da capital. Já os alimentos colhidos estão virando refeições gratuitas para a população carente atendida no Mesa Solidária. Desde a inauguração, o espaço da Prefeitura já distribuiu 1,4 tonelada de hortaliças para instituições de caridade que integram o programa e preparam lanches para moradores de rua e desempregados.