Grande Curitiba

Tribunal de Justiça do Paraná completa 130 anos com praça renovada

1 de setembro de 2021 às 15:53
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – A revitalização da praça anexa ao Palácio da Justiça, com o apoio da Prefeitura de Curitiba, foi um dos atos que marcaram a comemoração dos 130 anos do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR). A entrega oficial do espaço aconteceu nesta quarta-feira (1/9), durante solenidade alusiva à data e à Independência do Brasil, com a presença do prefeito Rafael Greca. Houve hasteamento das bandeiras com os cadetes da Academia e alunos do Colégio da Polícia Militar do Paraná e apresentação da Banda da Polícia Militar do Paraná.

O presidente do TJPR, José Laurindo de Souza Netto, agradeceu ao prefeito pelo apoio na viabilização do espaço. “Foi uma grande gentileza e sensibilidade para transformar essa praça em um agradável local de convivência e contemplação. A praça e o Palácio da Justiça são patrimônios culturais do nosso Estado”, disse.

A área, entre o prédio e a Praça Nossa Senhora de Salete, ganhou recuperação e limpeza dos petit-pavés e novo paisagismo com o apoio da Secretaria Municipal do Meio Ambiente. Além do busto do desembargador Henrique Chesneau Lenz Cesar, que presidiu o tribunal no biênio de 1997 e 1998 e de uma placa alusiva aos 130 anos.

A renovação da praça, destacou o prefeito Rafael Greca, representa a inovação do judiciário paranaense. E a entrega, um momento marcante de congregação de autoridades dos poderes judiciário e executivo.

“Celebramos esse momento, às vésperas dos 199 anos da Independência do Brasil, lamentando as vozes dissonantes e pedindo harmonia no coração do país”, disse Greca.

O evento contou ainda com a presença do vice-governador Darci Piana; do presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Paraná, Tito Campos de Paula; do procurador-geral do Paraná, Gilberto Giacóia; do chefe da Casa Civil do Governo do Paraná, Guto Silva; do comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Leôncio Teixeira; do presidente da OAB-PR, Cassio Leandro Telles; do 1º vice-presidente do TJPR, Luiz Osório Moraes Panza; da 2ª vice-presidente do TJPR, Joeci Machado Camargo; e da procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi.