Grande Curitiba

Homem é preso e materiais furtados são apreendidos no Cajuru

3 de setembro de 2021 às 11:06
(Foto: Divulgação/GM)

COM ASSESSORIAS – A quinta edição da Operação Metal Nobre prendeu um indivíduo suspeito de receptação no bairro Cajuru, nesta quinta-feira (3/9). No local de recebimento de materiais recicláveis sob responsabilidade dele foram encontrados hidrômetros (medidores de consumo de água) e 1,5 quilo de fios de cobre, utilizados para o serviço de telefonia.

Também foram encontradas peças de quatro equipamentos utilizados para transmissão (chamados RRU e diplex), de propriedade de empresas de telecomunicação. O homem de 39 anos, natural de Cascavel (PR), vai responder pelo crime de receptação.

Deflagrada de forma conjunta pela Guarda Municipal e pela Polícia Civil, a operação tem o objetivo de inibir o furto, o vandalismo e a receptação de materiais furtados. Esta foi a quinta edição da Metal Nobre.

A ação operacional de segurança é precedida de um trabalho de planejamento e de levantamento de informações, com base em registros de ocorrências. Somam esforços ao trabalho órgãos e empresas prejudicados pelos crimes de furto e vandalismo na capital.

Nesta edição, a Metal Nobre contou com a participação de fiscais da Secretaria Municipal do Urbanismo, de representantes da Sanepar e de empresas de telefonia.

Trabalho contínuo

O monitoramento dessa natureza de atividade ilícita continua, conforme salienta o comandante da Guarda Municipal, inspetor Carlos Celso dos Santos Junior. “Novas fiscalizações vão acontecer, para que os donos de pontos de recebimento de materiais recicláveis não mais comprem produtos furtados. Na outra ponta, nossos guardas desenvolvem um trabalho de patrulhamento preventivo por toda a cidade para reprimir o crime”, reforça.

No período de janeiro a agosto, a Guarda Municipal registrou 167 flagrantes pelo crime de furto. Esse número representa 9% de todas as prisões efetuadas pelos guardas no acumulado dos primeiros oito meses do ano.

O cidadão também pode contribuir com o trabalho da Guarda Municipal ao repassar informações sobre atitudes suspeitas pelo telefone de emergência 153. Com atendimento 24 horas por dia, em todos os dias da semana, o Centro de Operações da GM receberá as informações e localizará a equipe operacional mais próxima do local indicado para averiguar a situação e fazer possíveis abordagens.