FAS retoma atividades coletivas suspensas na pandemia
COM ASSESSORIAS – A Fundação de Ação Social (FAS) retoma gradativamente, a partir da próxima semana, a oferta de alguns de seus serviços e atividades coletivas e presenciais que estavam suspensos, desde março de 2020, para proteção e prevenção do contágio pelo novo coronavírus.
Entre as atividades da assistência social que voltarão a ser ofertadas à população está o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) para crianças e adolescentes nas Organizações da Sociedade Civil parceiras; o atendimento a pessoas com deficiência e idosos nos centros-dia e a pessoas em situação de rua nos Centros POP.
Na área do Trabalho, retornam os cursos gratuitos dos programas Liceu de Ofícios e Mobiliza, realizados para qualificar e capacitar pessoas para o mercado de trabalho.
O presidente da FAS, Fabiano Vilaruel, explica que a retomada das ações está condicionada à apresentação de planos e de protocolos específicos de segurança que estão sendo elaborados pelas diretorias responsáveis pelos serviços, com orientação e aprovação de um comitê interno da FAS.
“Neste retorno das atividades serão observados a capacidade instalada de cada equipamento e os cuidados contra o novo coronavírus, para garantir a segurança dos participantes e dos servidores”, explica.
Para a adoção da medida, a FAS levou em consideração principalmente o atual estágio da vacinação contra a covid-19 dos servidores e da rede parceira responsável pelo desenvolvimento de alguns dos serviços do município.
Serviço essencial
O presidente destaca que, por ser um serviço essencial, a FAS manteve durante todo o período da pandemia o atendimento individual à população em situação de vulnerabilidade social, principalmente os emergenciais, como de oferta de alimentos e a inclusão no Cadastro Único, para acesso a benefícios sociais.
Além disso, a FAS manteve o atendimento nas unidades de acolhimento para crianças, adolescentes e adultos – entre eles idosos e mulheres vítimas de violência e pessoas em situação de rua, além do acompanhamento nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e nos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas).
Crianças e adolescentes
O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes será retomado gradativamente em 18 OSCs que têm parceria com a FAS e outras 25 organizações que compõem a rede socioassistencial. Nesses locais, esse público poderá participar de atividades socioeducativas e complementares, como oficinas, jogos, brincadeiras, teatro, música, dança, desenho, informática, entre outras.
A diretora de Proteção Social Básica da FAS, Maria Vanderleia Garcia Santos, explica que a FAS tem hoje 1.180 crianças e adolescentes vinculadas ao SCFV ofertadas por organizações sociais parceiras – e que estão em monitoramento remoto desde o início da pandemia – e mais 2.033 atendidas nas organizações da rede socioassistencial. “Ainda não sabemos quantos vão retornar para as atividades coletivas presenciais, pois isto vai depender da decisão de cada família”, explica.
Para a retomada das atividades do SCFV com crianças e adolescentes, a FAS iniciou na quinta-feira (9/9) reuniões para orientar representantes das Organizações da Sociedade Civil, gestores dos termos de colaboração firmados para o desenvolvimento das parcerias e técnicos que trabalham no atendimento ao terceiro setor.
Qualificação profissional
Na área do Trabalho, serão retomadas gradativamente as atividades dos programas Mobiliza e os cursos dos Liceus de Ofícios. O Mobiliza, que oferece oficinas de desenvolvimento comportamental, volta com novo formato, com foco em projetos específicos. O primeiro deles acontece entre os próximos dias 14 e 17, quando os participantes já estarão concorrendo a vagas de emprego em uma empresa parceria que está em processo de expansão na cidade.
As atividades presenciais do programa Liceu de Ofícios retornam com um curso de cuidador de idosos, que será desenvolvido em conjunto com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), a partir de outubro.
A programação dos cursos pode ser acessada no link https://aprendere.curitiba.pr.gov.br/Cursos