Idosos dão exemplo de cidadania ao participarem do Fala Curitiba

COM ASSESSORIAS – Na Regional Boa Vista, na região norte da cidade, a população aderiu ao Fala Curitiba de 2021, o programa de consultas públicas da Prefeitura de Curitiba, e 3.827 moradores fizeram suas escolhas na votação popular, foi a maior participação entre as dez regionais curitibanas. Lá, foram votados principalmente temas voltados à educação e obras públicas (Veja lista completa abaixo).
A regional mais populosa de Curitiba, com 12 bairros, também registra a maior participação de pessoas idosas: foram 19,5% dos votos registrados de moradores com 60 anos ou mais, um total de 748 idosos. A participação dessa faixa etária foi a mais alta quando comparada às demais regionais, tanto em números absolutos quanto em porcentagem.
A administradora regional do Boa Vista, Janaína Lopes Gehr, destaca que o número é expressivo, tendo em vista que a população idosa corresponde a apenas 10% da regional. Dos 266.890 habitantes projetados pelo IPPUC (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba), a regional estima que cerca de 26,5 mil têm mais de 60 anos.
“A participação dos idosos é uma característica da nossa população. Porque a cidade começou aqui, nos bairros da regional, então os moradores são mais tradicionais, vivem aqui há bastante tempo e conhecem bem os bairros. Por isso acredito que a participação das pessoas com mais de 60 anos foi maior aqui. Na Regional, em momento algum nós direcionamos a divulgação para essas pessoas, então foi um processo completamente natural e espontâneo”, ressaltou a administradora.
Mais experientes
No total, os idosos foram responsáveis por 15% dos votos computados para a determinação da Lei Orçamentária Anual (LOA) do município. A diretora de Planejamento, Pesquisa e Inovação do Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), Adriane Cristina dos Santos, comemora a participação dos moradores mais velhos. Para ela, o aumento de votantes idosos também é fruto do crescimento da população com mais de 60 anos em Curitiba.
“Essa participação é muito importante para o programa. O Fala Curitiba tem um carinho especial com a população idosa porque muitos já são aposentados, não são tão atarefados como a população economicamente ativa, passam mais tempo em casa e nos bairros. Esse olhar observador de quem convive e conhece a região traz à tona temas de relevância para a comunidade. A vivência e a experiência agregam na consulta popular”, explica a diretora.
Novas prioridades
Dentre as melhorias, a população da Regional Boa Vista votou pela reforma e ampliação do atendimento nos CMEIs (centros municipais de educação infantil), além da abertura de novas turmas. São três prioridades voltadas à educação, diferente do ano passado, que não teve nenhuma melhoria eleita nesta área.
Também foram escolhidas prioridades nas áreas de assistência social e meio ambiente, que ficaram fora do Fala Curitiba de 2020. Para Adriane, o enfoque em novos temas é fruto da mudança social que os curitibanos presenciam no pós-pandemia.
“Foram eleitos muitos temas sociais, e isso acontece em todas as regionais. Essa mudança é fruto da pandemia, em que muitas pessoas sofreram com as consequências econômicas. Acredito que a escolha dessas melhorias seja fruto da preocupação dos moradores com essas pessoas”, analisa ela.
Prioridades eleitas pela Regional Boa Vista no Fala Curitiba
Profissionais em número suficiente para atendimento à população – Saúde
Expansão do atendimento – Guarda Municipal
Aumentar vazão de águas pluviais na travessia Brigadeiro Arthur Carlos Peralta – Obras Públicas
Melhorias no sistema de iluminação pública, eficientização com troca para luminárias em LED – Obras Públicas
Expansão do atendimento – CMEIS
Reciclagem da Rua Santo Celestino Coleto – Obras Públicas
CRAS no Santa Cândida – Assistência Social
Ampliar os projetos de arborização – Meio Ambiente
Abertura de turmas – Escolas Municipais
Reformas e manutenções das instalações – CMEIS