Grande Curitiba

Laboratório de Curitiba oferece valores diferenciados para exames que auxiliam no diagnóstico e acompanhamento do câncer de mama e saúde da mulher

1 de outubro de 2021 às 11:37
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Durante todo o mês de outubro, o LANAC – Laboratório de Análises Clínicas oferece 20% de desconto em exames que auxiliam no diagnóstico e acompanhamento do câncer de mama e saúde da mulher. A sede central do laboratório também ganha nova cor: a fachada cor-de-rosa é um alerta para a prevenção e cuidados, em prol do Outubro Rosa – campanha de conscientização que tem como objetivo principal alertar a sociedade sobre a importância da prevenção e da descoberta precoce do câncer de mama.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA), para o Brasil, foram estimados 66.280 casos novos de câncer de mama em 2021, com um risco estimado de 61,61 casos a cada 100 mil mulheres.

Para detectar a doença, o autoexame – que consiste em apalpar a região dos seios e das axilas em busca de possíveis alterações – e a mamografia são os mais comuns e solicitados por especialistas. Porém, exames como o BRCA 1 e 2, CEA, CA-125, CA-15-3 e o Multiplex – DSTs, para sete patógenos, são importantes tanto para detecção quanto acompanhamento dos casos de câncer de mama e DSTs.

“Todos estarão com valores diferenciados durante todo o mês, colaborando, assim, para que as mulheres coloquem seus exames em dia e cuidem da saúde”, afirma o diretor-técnico do LANAC, Marcos Kozlowski.

O bioquímico lembra que a genética é um fator determinante para a patologia, já que as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2 tornam a pessoa predisposta a desenvolver o câncer de mama. “Os testes não revelam se o paciente terá ou não determinada doença, mas sim, se ele tem chances de desenvolvê-la em algum momento da vida. Assim, pessoas que são mais predispostas a determinados problemas podem adotar medidas preventivas simples ou assumir procedimentos mais rígidos para a prevenção, tudo de acordo com orientações do médico responsável”, explica.

Os exames podem ser realizados em qualquer um dos 65 postos de coleta do LANAC. www.lanac.com.br