Campeã paralímpica universitária de frame running treina na Praça Oswaldo Cruz

COM ASSESSORIAS – Aluna da academia de musculação do Centro de Esporte e Lazer Dirceu Graeser e bolsista do Programa Municipal de Incentivo ao Esporte, a curitibana Lorena de Oliveira Koenig acaba de conquistar três medalhas de ouro nas Paralimpíadas Universitárias 2021, em São Paulo.
Na mesma competição, quebrou o recorde dos 200 metros com o tempo 1’22’’. Tudo isso aconteceu sobre uma petra, o apelido dado ao triciclo sobre o qual atletas com paralisia cerebral disputam provas de atletismo de frame running de 100, 200 e 400 metros.
O treinamento sobre o veículo que poderá ser visto nas Paralimpíadas Universitárias, em breve, é diário. Porém, é na academia que Lorena fortalece os músculos para disputar as provas. Sob a supervisão do professor Ney Daros há três anos, atualmente Lorena treina em quatro aparelhos, além de fazer exercícios com halteres e abdominais.
Esforço e apoio
Os treinos de musculação acontecem duas vezes por semana, em turma inclusiva com aulas de uma hora, depois de Lorena ter deixado os estudos em dia. Aos 39 anos, ela cursa a segunda graduação a distância. Primeiro fez Pedagogia e, agora, Gerontologia.
Lorena chega aos treinos sozinha, cerca de uma hora depois de sair de casa. Sai do Bairro Alto, onde mora com os pais. Com a ajuda apenas da sua cadeira de rodas e das intervenções de acessibilidade urbana que facilitam seu deslocamento, ela pega dois ônibus para ir para o treino e dois para voltar.
Lorena está sempre treinando para uma prova local ou regional. Porém, considera que poderá ir a Paris, capital do país-sede da próxima Paralimpíada, quando o esporte que pratica deverá ser apresentado ao mundo como nova modalidade paralímpica.
Se isso se confirmar, não será a primeira vez que Lorena mostrará seu talento esportivo fora do Brasil. Ela já esteve em competições de bocha adaptada no Canadá, na Dinamarca e em Portugal, de onde também trouxe medalhas.