Grande Curitiba

Neste mês, beneficiárias do ICS fazem mamografias sem coparticipação

8 de outubro de 2021 às 16:44
(Foto: Daniel Castellano / SMCS)

COM ASSESSORIAS – Neste mês de outubro, quem for ao Centro de Saúde do ICS – Instituto Curitiba de Saúde, o plano de saúde dos servidores, aposentados e seus dependentes, receberá informações sobre a mamografia e a guia necessária para as beneficiárias fazerem o exame sem pagar coparticipação. A iniciativa marca o mês dedicado à conscientização, prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama.

Para lembrar a campanha mundial Outubro Rosa, o ICS preparou uma programação que começou dia 1º e vai até o fim do mês. Até a manhã desta sexta-feira (8/10), foram autorizadas mais de 140 guias para o exame, que é essencial para a avaliação médica. E os médicos do Centro de Saúde também têm conversado e incentivado as pacientes.

Foi o que aconteceu com a professora aposentada Maria Goretti Nascimento Busko, que teve consulta com a endocrinologista nesta semana.

“Ela recomendou que eu fizesse. Com a pandemia, fiquei muito tempo sem fazer acompanhamento médico. Agora estou correndo atrás”, disse ela, que recebeu a guia liberada para fazer mamografia em um dos estabelecimentos que participam da campanha. Maria não terá que pagar a coparticipação, o que seria usual.

A técnica de enfermagem aposentada Margarete de Fátima Nascimento também saiu com o documento autorizando a fazer o exame. “Acho importante a campanha, pois temos que prevenir, não ficar deixando para depois”, afirmou. Margarete também foi orientada pela médica que a atendeu.

Na tenda montada no estacionamento do Centro de Saúde, a equipe de enfermagem também ensina a forma correta de fazer o autoexame das mamas. Quem passa pelo local faz ainda a aferição de pressão arterial e recebe orientações sobre cuidado com a saúde da mulher. O Mutirão da Saúde funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 12h e das 14h às 16h.

Toda conquista tem uma história de luta

Nesta quinta-feira (7/10) o Auditório Beneficiário Jaime Lerner, novo espaço do ICS, recebeu seu primeiro evento, o ciclo de palestras Toda Conquista tem uma História de Luta. O evento reuniu a conselheira da Itaipu Binacional, ex-governadora do Paraná e autora da lei estadual 14854/05 que institui o Dia Estadual de Luta contra o Câncer de Mama, Cida Borghetti, a médica especializada em radiologia mamária Maria Helena Louveira e a embaixadora da Paz Universal e Diretora da UPF no Paraná, Tânia Mary Gomez.

Na abertura, o diretor-presidente do ICS, Tiago Waterkemper, destacou a importância de as 44 mil beneficiárias do plano de saúde estarem atentas aos cuidados. Ele enfatizou que o foco do trabalho do Instituto tem sido a prevenção de doenças.

Também houve distribuição de cartilhas que abordam o tema da violência contra a mulher pela equipe da Assessoria de Direitos Humanos – Políticas para as Mulheres.

As próximas palestras do ciclo serão no dia 19 de outubro. Participarão o mastologista do ICS, Leonardo Paese Nissen, e a pedagoga e escritora do livro Do Outro Lado do Outubro Rosa I e II, Silmara Franco. Para participar, o beneficiário deve confirmar presença pelo telefone 3330-6088.