Grande Curitiba

Comunidade judaica convida prefeito Rafael Greca para participar do Chanucá

26 de outubro de 2021 às 11:24
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca foi convidado nesta segunda-feira (25/10), para participar do Chanucá, a tradicional Festa das Luzes, celebrada pela comunidade judaica em todo o mundo. Em Curitiba, a celebração acontecerá em 30 de novembro, na Praça 29 de Março, no bairro Mercês.

O convite foi entregue pelos rabinos Yossef Drubrawsky, Menachem Mendel Stolik e Menachen Mendel Labkowski, da Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad Lubavitch, durante encontro que aconteceu no Palácio 29 de Março, sede da Prefeitura.

Ao ar livre, a celebração seguirá os protocolos sanitários de enfrentamento da covid-19, como distanciamento social e o uso de máscaras.

“Estarei presente na abertura, será uma grande alegria, adoro a Festa das Luzes. Essa é a cidade da luz dos Pinhais”, disse Greca.

O Chanucá é uma das datas mais populares entre os judeus. Nos países de língua inglesa a festa é chamada Hanukkah.

O evento acontece durante oito dias, em memória da consagração do Templo de Jerusalém, por volta de 167 a.C., que havia sido profanado durante a dominação grega. Conta a tradição que o óleo deixado para acender o candelabro duraria apenas um dia e, milagrosamente, durou oito, tempo suficiente para que se pudesse produzir um novo suprimento para o ritual religioso.

Para lembrar o fato, as famílias costumam acender as velas em suas casas durante oito noites, uma para cada dia do milagre. A data é celebrada de acordo com o calendário hebraico e costuma coincidir com o mês do Natal cristão. Para os judeus, comemorar o Chanucá é uma forma de comemorar a vitória do bem sobre o mal, da espiritualidade sobre o materialismo e também da pureza sobre a degeneração.

Candelabro

O evento integra o calendário oficial do município de Curitiba. Assim como aconteceu em anos anteriores, Greca deverá participar do acendimento da chanukia, monumento do candelabro de nove braços que foi construído e inaugurado no primeiro mandato do prefeito, na década de 1990.

“Você que fala sempre sobre luz, suas ideias são como faróis de luz. Nossa homenagem por tudo que tem feito de bom para a cidade. Que o todo poderoso Deus te abençoe com muita saúde e muita luz para continuar trazendo benefícios para a nossa cidade”, disse o rabino Yossef Drubrawsky.

No ano passado, devido à pandemia do novo coronavírus, a celebração precisou ser adaptada. O chanukia foi acesso sem a realização do encontro na praça.

O prefeito recebeu como presente o livro Rumo a uma Vida Significativa, a Sabedoria do Rebe e outro sobre a história judeus no Brasil. Em agradecimento ofereceu aos visitantes esculturas montáveis, com peças em madeira em formato de araucária, da loja #CuritibaSuaLinda. “Essa é nossa menorá paranense”, disse Greca ao destacar que a peça se assemelha ao símbolo da Associação Israelita de Beneficência Beit Chabad Lubavish.

Participaram do encontro o secretário do governo municipal, Luiz Fernando Jamur, e o vereador Pier Petruzziello.