Grande Curitiba

Farol no Santa Quitéria é palco de atividades com estudantes

28 de outubro de 2021 às 17:27
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Farol do Saber Tom Jobim, no bairro Santa Quitéria, foi o palco de diversas atividades educativas para 90 crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Nice Braga, nesta quinta-feira (28/10). O Farol fica na quadra ao lado da creche.

A programação, alusiva ao Mês da Criança, inclui atividades especiais organizadas pela Prefeitura de Curitiba, tanto para estudantes da rede pública municipal como abertas à comunidade, gratuitamente, nas dez regionais.

Tem contação de histórias, ações lúdicas, cuidados com as hortas escolares, circuito de bicicleta, diversão com bolhas de sabão, jogos gigantes, plantio de flores e mudas de árvores. Os equipamentos e jogos são organizados pelas secretarias da Educação e do Esporte, Lazer e Juventude.

As amigas Brenda Vieira Camargo e Júlia Fortuna decidiram plantar flores em vasos. “Tem bastante terra, a raiz está bem coberta, isso é importante”, ensinou Brenda. “Gosto de mexer com as plantas”, emendou Júlia.

Todas as crianças das cinco turmas que participaram da ação desta quinta-feira receberam carteirinhas do Farol, para empréstimos de livros. Os faróis estão abertos ao público desde agosto, com protocolos de higienização devido à pandemia.

“Vocês serão crianças leitoras, sempre emprestando livros”, disse o prefeito Rafael Greca, que esteve presente nas atividades, ao lado da secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila.

Segundo a secretária, essas atividades proporcionam interação social entre os estudantes e a comunidade em espaços da cidade.

“Experiências artísticas e literárias e o senso de pertencimento a suas comunidades promovem o encantamento e o protagonismo dos envolvidos”, esclareceu Maria Sílvia.

Presenças

Participaram o administrador da Regional do Portão, Gerson Gunha; a coordenadora de Projetos da Educação, Andrea Barletta; a chefe do Núcleo Regional da Educação do Portão, Denise Lipinski; a diretora do CMEI Nice Braga, Fernanda Werner; e a responsável pelo projeto Tô de Bolhas, brincadeira com bolhas de sabão, Juliana Silva dos Santos Pegoraro.