Grande Curitiba

Começa a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho 2021

4 de novembro de 2021 às 16:58
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Começou na manhã desta quinta-feira (4/11) a Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, a Sipat 2021, aberta aos servidores da Prefeitura de Curitiba. O primeiro dos cinco encontros priorizou os que trabalham nas regionais Boqueirão e Bairro Novo, mas os servidores de outras regionais também puderam participar. Ainda há vagas para as reuniões que se estenderão ao longo do mês, sempre às quintas-feiras. A última delas será dia 2 de dezembro.

Ao abrir o evento, o diretor do Departamento de Saúde Ocupacional da Secretaria de Administração e de Gestão de Pessoal (Smap), Guilherme Graziani, observou que a realização da Sipat é um marco na retomada das atividades presenciais da saúde ocupacional desde a pandemia pelo novo coronavírus. Em 2020 a Sipat não pode ser realizada.

“Trazemos temas contemporâneos nas palestras desta edição. As cinco datas destinadas à Sipat 2021 serão momento de aprender e conversar com os servidores”, afirmou.

A presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde do Paraná (Sindacs/PR), Ondna Rodrigues Macedo, também participou da abertura da Sipat 2021. “Represento aqui duas categorias importantes entre os servidores que atendem o SUS – os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias. Este é um evento importante que visa levar conhecimento ao trabalhador”, disse ela, ao destacar que a participação do Sindacs na Sipat ocorre pela segunda vez. A primeira foi em 2019.

Com o tema Vidas! Todas têm seu Valor. Cuide, os participantes da Sipat acompanharam as palestras, participaram da atividade laboral desenvolvida pela Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude e do circuito de saúde mental proposto pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap) e ainda aproveitaram a apresentação cultural.

Cuide de você

Na primeira palestra do dia, sobre o gerenciamento de ambientes tóxicos, o professor e consultor Edson Herek falou dos desafios da convivência e lembrou que a pandemia e a necessidade do trabalho remoto mostraram o quanto é difícil, mesmo quando estamos em casa.

“Quando ficamos muito perto e por muito tempo, é comum termos situações desgastantes. Todos têm imperfeições. Por isso, fiquem atentos às fontes de toxidade, gerencie, observe, cuide. Cada um de vocês é o gestor da sua vida”, afirmou Herek.

Ele ressaltou aos servidores que as dores emocionais trazem consequências, a queda da produtividade, a necessidade de mudança de área, ainda a frustração, o medo, a raiva, o estresse, que podem evoluir para casos mais complexos, como a síndrome do pânico.

O papel da chefia

O professor destacou também o papel das chefias para tornar o ambiente mais saudável para a equipe. Ele ressaltou que um líder carismático pode envolver a equipe e trazer muitos resultados positivos para o trabalho.

Por outro lado, ele apontou algumas atitudes que podem indicar o despreparo, como quando o gestor tem poucas habilidades interpessoais, é muito controlador, não tem inteligência emocional e nem empatia pelo outro. “Vejam como é importante cada um saber lidar com as suas emoções”, apontou.

Ele citou alguns comportamentos que podem ajudar a superar ambientes tóxicos, como ouvir a dor do outro, criar oportunidades para descontração, ser empático.

Servidora do Núcleo da Educação da Regional Bairro Novo, Maria Lima, foi uma das participantes da Sipat. “Achei interessante a abordagem porque ele falou de situações que podem acontecer”, comentou.

O servidor do Distrito de Manutenção Urbana do Cajuru, Lauro Correia de Freitas, também aprovou. “Temos que trazer à tona esses temas, que são bem pertinentes”, observou ele, que é servidor de carreira há 30 anos e atualmente é agente de segurança local (Agesel).

Representaram as regionais o chefe de gabinete da Administração do Boqueirão, Bruno Dantas Bicudo, e o coordenador técnico da Regional Bairro Novo, James Schade.

A programação desta quinta-feira (4/11) também teve a participação do professor Raphael Lobo.

Como participar

O próximo encontro acontecerá na manhã de 11 de novembro, no auditório da Rua da Cidadania da Regional Matriz, mas já está com as vagas esgotadas. Para os servidores interessados, ainda é possível participar das edições que acontecem nas Regionais CIC (18/11), Pinheirinho (25/11) e Cajuru (2/12).

A programação completa de cada uma das regionais está no portal Aprendere.