Grande Curitiba

Tribuna Livre relembra os 35 anos de história da Fundação Amigos do HC

O convite partiu do vereador Leonidas Dias. A Tribuna Livre é o espaço democrático de debates da Câmara de Curitiba
5 de novembro de 2021 às 15:59
(Foto: Arquivo/CMC)

A espaço da Tribuna Livre, na próxima quarta-feira (10), será concedido ao presidente da Fundação Amigos do HC, Pedro de Paula Filho. A convite do vereador Leonidas Dias (Solidariedade), ele vai falar dos 35 anos de história e as ações promovidas pela organização social (076.00041.2021).

A Amigos do HC é uma organização da sociedade civil (OSC) sem fins lucrativos. Ela desenvolve ações voltadas à melhoria da qualidade de vida dos pacientes do Hospital de Clínicas, vinculado à Universidade Federal do Paraná (UFPR), além de atender familiares e acompanhantes.

A fundação nasceu da união de amigos, que perceberam que poderiam ajudar, colocando em prática ações para arrecadar recursos para suprir as necessidades do Complexo HC, levantadas e solicitadas pela diretoria do hospital.

Graças aos esforços da associação, hoje são, em média, R$ 8 milhões por ano, de repasses, doações, projetos e destinação do imposto de renda. Além disso, a fundação já recebeu uma série de reconhecimentos, como o Prêmio Zilda Arns, o Prêmio Impulso de Boas Práticas no 3º Setor e o Selo Sesi ODS 2020.

Tribuna Livre

A Tribuna Livre é um espaço democrático de debates mantido pela CMC, para ser um canal de interlocução entre a sociedade e os parlamentares. Conforme o Regimento Interno do Legislativo, os debates ocorrem nas quartas-feiras, durante a sessão plenária – conforme acordo de líderes, após os pronunciamentos do pequeno expediente.

Os temas discutidos na Tribuna Livre são sugeridos pelos vereadores, que por meio de um requerimento indicam uma pessoa ou entidade para discursar e dialogar no plenário. As falas neste espaço podem servir de prestação de contas de uma entidade que recebe recursos públicos, apresentação de uma campanha de conscientização, discussão sobre projeto de lei em trâmite na Casa etc.

Se você participa de uma entidade, representa uma causa ou atividade coletiva, entre em contato com um dos vereadores para sugerir a realização da Tribuna Livre. O RI veda o uso desse espaço por representantes de partidos políticos; candidatos a cargos eletivos; e integrantes de chapas aprovadas em convenção partidária.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba