Concerto em homenagem a Chopin celebra a independência polonesa

COM ASSESSORIAS – A obra de Frederic Chopin foi interpretada pelo pianista, também polonês, Rafael Luszczewski, na noite desta quinta-feira (11/11), no quarto e último concerto de comemoração pelos 150 anos da imigração polonesa em Curitiba. O recital, com entrada franca, foi realizado no Auditório Regina Casillo, em frente à Praça Eufrásio Correia, no Centro.
O prefeito Rafael Greca e a primeira-dama Margarita Sansone prestigiaram o espetáculo do projeto Laços Brasil Polônia, que teve a direção artística do maestro Norton Morozowicz.
Antes da exibição do premiado pianista, a cônsul-geral da Polônia, Marta Olkowska, lembrou a importância do dia 11 de novembro para os poloneses.
“Hoje é um dia especial, pois celebramos 103 anos da reconquista da nossa independência. Mais do que fronteiras físicas, mais do que a nossa história, o país é a alma das pessoas que o habitam. Essa alma polonesa ajudou a construir uma parte do Paraná e do Brasil. O polonês é um povo guerreiro”, disse a cônsul ao falar dos laços que unem os dois países.
Os quatro espetáculos, desde o dia 28 de outubro, enfatizaram a contribuição da imigração polonesa estabelecida na Região Sul para o desenvolvimento cultural e econômico do Brasil.
A imigração do povo polonês começou pela cidade de Brusque, em Santa Catarina, em 1869, e logo depois chegou ao Pilarzinho, em Curitiba, em 1871. O Consulado Geral da República da Polônia em Curitiba calcula que hoje haja 1,2 milhão de poloneses e/ou descendentes só no Paraná.
Aplaudido de pé
Considerado um Steinway Artist desde 2001, Rafael Luszczewski faz parte da lista dos maiores pianistas do mundo. Em mais de 20 anos de carreira percorre a Europa, a América do Norte e Sul, Austrália, Oriente Médio, Ásia e África e se destaca por sua interpretação de Chopin. No recital desta quinta-feira foi aplaudido de pé pelo público curitibano.
No fim do concerto, o prefeito Rafael Greca convidou o pianista para participar da próxima edição da Oficina de Música de Curitiba.
Estiveram no concerto o casal fundador do auditório, o advogado João Casillo e a diretora do Solar do Rosário, Regina Casillo, a diretora executiva do Pequeno Príncipe, Ety Cristina Forte Carneiro, também participou. O hospital foi a instituição beneficiada nos concertos.