Grande Curitiba

Novo Conselho Municipal do Patrimônio Cultural toma posse

17 de novembro de 2021 às 11:20
(Foto: Pedro Ribas/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O prefeito Rafael Greca deu posse, nesta terça-feira (16/11), aos novos integrantes do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural para o biênio 2021/2023. A cerimônia foi realizada no Solar da Cultura, sede da presidência da Fundação Cultural de Curitiba, no Largo da Ordem.

Os conselheiros foram homenageados com um recital do tenor curitibano Vitorio Scarpi. Na ocasião, foi aberta a exposição Olhar Submerso, do artista plástico Marcos Beccari.

A cerimônia contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Gilberto Giacoia, também homenageado na ocasião.

“O conceito de patrimônio histórico é de perenidade, de permanência, de uma cidade que valoriza seu rosto e consequentemente valoriza seu povo. A presença do procurador-geral (Gilberto Giacoia) mostra a relevância que ele dá ao patrimônio histórico”, destacou Greca.

Esta é a terceira gestão do Conselho Municipal de Patrimônio Cultural desde que foi instituído em 2016, pela Lei Municipal nº 14.794, com a finalidade de orientar, deliberar e fiscalizar as políticas de preservação do patrimônio cultural do município. A presidência do conselho é exercida presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

O professor Ricardo Pereira Triães, do Instituto Politécnico de Tomar (Portugal), está em Curitiba para ministrar aulas de Patrimônio Integrado no curso de pós-graduação em Patrimônio Histórico por meio da Escola do Patrimônio da FCC. Ele destacou a integração que existe entre patrimônio histórico e as artes em geral.

“A forma como a cidade de Curitiba olha para seu patrimônio é de total integração com a música, as artes plásticas, os monumentos. A cerimônia simbolizou essa relação”, disse Triães.

Também participaram o presidente do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Luiz Fernando Jamur; a procuradora-geral do Município, Vanessa Volpi; a presidente do Instituto Municipal do Turismo, Tatiana Turra; e o vererador Mauro Bobato.

O Conselho

O Conselho Municipal de Patrimônio Cultural iniciou as atividades em 2017. Nesses quatro anos, por meio de sua atuação, importantes bens imóveis e culturais de Curitiba ficaram protegidos. É o caso da Feira de Artesanato do Largo da Ordem e do Cemitério São Francisco de Paula, cujos processos estão em andamento, e das capelinhas São Roque e Czestochowa, no bairro Santa Cândida, já finalizados.

Nesse período foi instituído também o Fundo de Proteção ao Patrimônio Cultural (Funpac), cujos recursos servem para viabilizar projetos de conservação, como o restauro do Solar do Barão e o da fachada do Teatro do Paiol.

Além de realizar reuniões para análises e emissão de pareceres sobre processos de tombamentos, registros e inventários, o conselho atuou na elaboração e aprovação de regimentos e regulamentações necessárias para o seu funcionamento. Todos os processos passam por uma análise criteriosa, feita por técnicos especializados.

Formação

O Conselho Municipal do Patrimônio Cultural é formado por 28 conselheiros (14 titulares e 14 suplentes). São representantes do poder Executivo municipal, da Câmara de Vereadores, da Ordem dos Advogados do Brasil, do Conselho de Arquitetura e Urbanismo, da comunidade acadêmica e da sociedade civil organizada. Os membros que representam as instituições de ensino e a sociedade civil foram escolhidos em eleição realizada em outubro.

O conselho possui duas câmaras técnicas: a de patrimônio edificado e paisagem urbana (CAPC) e a de patrimônio documental, artístico imaterial e arqueológico (CPDA). As câmaras são formadas por técnicos do município e regulamentadas por decreto, com objetivo de analisar pedidos de reformas e restauros e de alvarás comerciais e de publicidade, além de dar parecer e instruir processos para deliberação do conselho.

Conselheiros Gestão 2021/2023

Presidente: Ana Cristina de Castro (FCC)
Vice-presidente do conselho: Luiz Fernando de Souza Jamur (Ippuc)

Secretaria Municipal de Urbanismo – SMU
Titular: Jussimara do Nascimento Campelo
Suplente: Ana Marcia Souza de Matos Gonzalez

Fundação Cultural de Curitiba – FCC
Titular: Marcelo Saldanha Sutil
Suplente: Gabriel Serratto Paris

Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba – Ippuc
Titular: Maria Paula Gonçalves da Motta Zamberlan
Suplente: Mauro José Magnabosco

Secretaria Municipal do Meio Ambiente – SMMA
Titular: Laressa Chornobay
Suplente: Loreley Motter Kikuti

Procuradoria Geral do Município – PGM
Titular: Viviane Redondo Machado
Suplente: Paulo de Tarso Camargo Santos

Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoal – SMAP
Titular: Kelton Bruno Sabatke
Suplente: Clicéia Bogusz Pereira

Instituto Municipal de Turismo – IMT
Titular: Leandro Nunes Meller
Suplente: Dalci Sontag Junior

Câmara Municipal de Curitiba – CMC
Titular: Ana Carolina Moura Melo Dartora
Suplente: Carlos Mauro Bobato

Conselho de Arquitetura e Urbanismo – CAU
Titular: Jeferson Dantas Navolar
Suplente: Juliano Geraldi

Ordem dos Advogados do Brasil – OAB-PR
Titular: Carmem Iris Parellada Nicolodi
Suplente: Maria Cristina Sugamosto Romfeld

Instituições de Ensino Superior – IES
Titular: Antonio Cesar de Almeida Santos
Suplente: Moara Zuccherelli
Titular: Carlos Garmatter Netto
Suplente: Rodrigo Sartori Jabur

Sociedade Civil
Titular: Waltraud Sekula
Suplente: Fernanda Lopes Machado
Titular: Fábio André Chedid Silvestre
Suplente: Paulo Cezar Pereira