Grande Curitiba

Pimentel destaca relação do Vale do Pinhão com bairro inovador de Barcelona

17 de novembro de 2021 às 11:27
(Foto: Divulgação)

COM ASSESSORIAS – Um dia antes de participar da premiação do World Smart City Awards Barcelona, em que Curitiba concorre na categoria Prêmio de Inovação de Recuperação, a comitiva da capital paranaense liderada pelo vice-prefeito Eduardo Pimentel participou de reuniões e visitas técnicas pela capital da Catalunha. O primeiro compromisso foi conhecer o Distrito [email protected], o celeiro da inovação de Barcelona.

“A origem deste bairro inteligente é semelhante à do Vale do Pinhão, nosso ecossistema de inovação criado pelo prefeito Rafael Greca para tornar Curitiba em um grande laboratório de inovação e desenvolvimento sustentável nomundo”, afirmou Eduardo Pimentel, que representa Greca no evento.

O projeto desenvolvido em Barcelona teve início no ano 2000 e transformou o degradado e perigoso bairro de Poble Nou em uma área inovadora, com espaços humanizados e que atrai startups de tecnologia da informação, comunicação, energia e serviços médicos. “É impressionante o trabalho que o governo fez aqui gerando riquezas através da inovação”, defendeu.

Nesta quarta-feira (17/11), antes do evento de premiação, Pimentel fará uma palestra no Smart City Expo World Congress com o tema: Definindo o que há de mais moderno em infraestruturas azuis e verdes. “Curitiba quer ser a capital mundial da inovação. Um exemplo é o projeto do Bairro Novo da Caximba, prioridade da gestão e que promoverá uma revolucionária recuperação ambiental e urbana em uma região carente da cidade”, citou ele. O evento é organizado pela Fira Barcelona, uma das mais tradicionais instituições europeias que promovem eventos voltados a cidades inteligentes.

Além do vice-prefeito, fazem parte da comitiva de Curitiba em Barcelona a presidente da Agência Curitiba de Desenvolvimento e Inovação, Cris Alessi, e o líder do Governo na Câmara Municipal, vereador Pier Petruzziello.

Smart City Expo

Pimentel também participou de uma palestra da prefeita de Barcelona, Ada Colau, e de reunião com a equipe do Icitiespara ajustar a Smart City Expo Curitiba, que será realizada nos dias 24 e 25 de março de 2022. O evento, que é filial do World Smart City Awards Barcelona, acontecerá no Expo Barigui e deve reunir 15 mil pessoas, somando público online e presencial.

Premiação

Curitiba garantiu pela terceira vez uma indicação para a final do World Smart City Awards, maior evento de cidades inteligentes do mundo. A capital paranaense concorre pelo seu Plano de Retomada Econômica, conjunto de medidas propostas para acelerar a recuperação da cidade após o período mais crítico da pandemia de covid-19.

O World Smart City Awards premia projetos pioneiros, ideias e estratégias que promovam o desenvolvimento urbano em todo o mundo e transformem as cidades em lugares mais sustentáveis e inclusivos para se viver. Nesteedição, cidades inteligentes de 46 países se inscreveram para concorrer a premiação. A capital paranaense disputa a final com Londres (Inglaterra), Manizales (Colômbia), Santiago (Chile), Wuhan (China) e WeavAir, empresa de Toronto (Canadá).