Grande Curitiba

Auto de Natal no Passeio Público homenageia poetas paranaenses

29 de novembro de 2021 às 11:21
(Foto: Ricardo Marajó/ SMCS)

COM ASSESSORIAS – “Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la.” Os versos da poetisa paranaense Helena Kolody (1912-2004) abriram o Auto de Natal Ilha das Ilusões, com apresentação aos sábados e domingos, no Passeio Público.

Com sessões às 19h30 e às 20h30, a apresentação é gratuita e continua até 30 de dezembro, sem necessidade de agendamento prévio.

O espetáculo, que estreou neste fim de semana com a presença do prefeito Rafael Greca e do diretor de marketing da rede de supermercados Condor, Leonardo Franklin, também homenageia o príncipe dos poetas paranaenses, Emiliano Perneta, um dos principais nomes do Simbolismo, movimento literário do final do século 19.

“Foi uma noite mágica, na qual o céu se encontrou com a terra e na qual a poesia da Ilha das Ilusões foi restaurada”, disse o prefeito Greca.

A encenação tem a direção de Edson Bueno, diretor de Ação Cultural da Fundação Cultural de Curitiba (FCC). “O Auto de Natal no Passeio Público traz magia, encantamento e muita emoção ao público e retoma as atividades culturais em espaços abertos, possibilitando movimentar a economia criativa que gera emprego, renda e toda uma cadeia produtiva, fomentando e valorizando a arte e a cultura”, destaca a presidente da FCC, Ana Cristina de Castro.

Recepção do público

Érica Cristiane Souza da Costa ficou encantada com a decoração e com todas as atrações para as crianças. Ela foi ao Passeio Público com os filhos Daniel, de 6 anos, e Valentina, de 4. “Bateu aquela emoção. Está a coisa mais linda. Não há nada que se compare ao espírito de Natal e nós precisávamos deste momento para recomeçar”, disse.

Francisca Capriotti elogiou a organização do Natal em Curitiba.

“Está maravilhoso. Foi feito para criança, adulto e idoso. O trabalho da Prefeitura é sensacional”. Francisca estava com o marido, as filhas e a sobrinha.

“É uma alegria o que o prefeito está fazendo e pediu para a Prefeitura inteira fazer, apresentações gratuitas para a população em vários parques e pontos de Curitiba. É a cidade inteira sendo tomada pela alegria do Natal, pela luz da gratidão”, destacou o vice-prefeito, Eduardo Pimentel.

Também estiveram na encenação do Auto de Natal Tatiana Turra, presidente do Instituto Municipal de Turismo; Cinthia Genguini, secretária da Comunicação Social; e Vanessa Volpi, procuradora-geral do Município.

Caminho de Luz

O Auto Ilha das Ilusões faz parte do Natal Condor que traz também O Caminho de Luz, com 1,1 km de extensão no Passeio Público. É um circuito drive-thru com entrada e saída únicas pela Rua Luiz Leão, ao lado da Casa do Estudante Universitário do Paraná (CEU).

O circuito de carro passa por sete estações, que incluem um Coreto Digital, Estação Bem-vindos ao Natal de Curitiba, A Casa da Mamãe Noel e do Papai Noel, Alameda Iluminada, Estação dos Anjos, A Árvore de Natal e Presépio Natalino.

Para fazer o circuito por carro, é necessário fazer agendamento no site da programação. O drive-thru funciona de terça a sexta-feira, em duas sessões (20h e 21h), até 30 de dezembro, com capacidade para 225 carros por hora.

Para a programação do Natal Condor, o Passeio Público teve ampliação de dia e horários de funcionamento. Além de abrir às segundas-feiras até 9 de janeiro, dia em que ficava fechado para manutenção, o local vai funcionar até as 22 horas para a programação, que começa às 10h. Porém, nos dias em que acontecer o circuito drive-thru, os pedestres poderão ficar no local somente até 19 horas