Grande Curitiba

Rua da Cidadania do Pinheirinho completa 25 anos

7 de dezembro de 2021 às 16:37
(Foto: Luiz Costa/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Com direito a bolo e da música “Parabéns a você” executada pela Banda Lyra Curitibana, foi comemorado na manhã desta terça-feira (7/12), o aniversário de 25 anos da Rua da Cidadania do Pinheirinho.

A festa ocorreu no endereço que se tornou referência para os moradores da região Sul da cidade, Av. Winston Churchill, 2.033, ao lado do Terminal Pinheirinho, e teve a participação das crianças da Escola Municipal Tomaz Edson, integrantes da Casa de Acolhimento São Bento e da Casa de Acolhimento Madre Antônia, além de gestores municipais e servidores.

O vice-prefeito Eduardo Pimentel, participou do evento representando o prefeito Rafael Greca, que está em viagem a Brasília para defender recursos para o transporte. “Eu vim aqui trazer o abraço do prefeito a todos vocês. As ruas cidadania representam a excelência do serviço público de Curitiba. Aqui é onde o cidadão recebe a primeira orientação, perto da sua casa, graças à descentralização dos serviços”, disse Pimentel.

No caminho certo

O vice-prefeito citou como exemplo da qualidade das políticas públicas da capital duas premiações obtidas recentemente por Curitiba, uma delas em Barcelona onde a cidade ficou entre as seis mais inovadoras do mundo no World Smart City Awards, pela implantação do Plano de Retomada Econômica de Curitiba.

E a outra, quando Curitiba foi escolhida como a capital brasileira com a melhor gestão pública pelo Prêmio Cidades Excelentes, uma iniciativa do Grupo Bandeirantes de Comunicação em parceria com o Instituto Áquila.

“Isso mostra que estamos no caminho certo, fazendo o melhor pela cidade e pelos curitibanos”, afirmou Pimentel.

Orgulho de servir

O administrador regional Reinaldo Boaron agradeceu a colaboração dos chefes de núcleo e servidores pelo trabalho diário de atender a população do Pinheirinho, Capão Raso, Fanny, Lindóia e Novo Mundo.

“Ninguém faz nada sozinho. Por isso quero agradecer o empenho de todos os servidores, inclusive aqueles que passaram por aqui algum dia e deixaram a sua colaboração. É um orgulho fazer parte dessa história”, disse Reinaldo.

Em seguida, os presentes cantaram parabéns ao som da Banda Lyra Curitibana. A menina Isabela Oberger, da Escola Municipal Tomaz Edson entregou um presente ao vice-prefeito, um trabalho de artesanato que é confeccionado pelos próprios estudantes. Houve distribuição de bolo, doado pela empresa Casa Di Pão.

25 anos de bons serviços prestados

A Rua da Cidadania do Pinheirinho foi inaugurada em 7 de dezembro de 1996, na primeira gestão do prefeito Rafael Greca.

“Construída para descentralizar a Prefeitura da Cidade entre 1993 e 1996, para servir a população dos bairros com eficiência, sinal da nossa fé num governo de igualdade e de oportunidades para todos”, diz a mensagem assinada pelo prefeito fixada no prédio.

O local faz em média 200 mil atendimentos por ano. Ali as pessoas procuram emprego e os mais diversos atendimentos nos núcleos das secretarias de Educação, Segurança Alimentar, Saúde, Esporte, Lazer e Juventude, Urbanismo, Finanças, Meio Ambiente, Governo, Defesa Social, FAS, Fundação Cultural de Curitiba, Cohab, Sanepar, Instituto de Identificação do Paraná e Agência Curitiba de Desenvolvimento.

Reforma completa de presente

Como presente de aniversário, a Prefeitura fez uma reforma completa na rua, num trabalho em parceria realizado pela Secretaria do Governo Municipal e Secretaria Municipal de Obras Públicas, responsável pela execução das obras.

Foi feita a recuperação da estrutura metálica (substituição das chapas metálicas do piso das passarelas e rampas, que estavam danificadas). Além do lixamento e remoção das ferrugens, aplicação de fundo anticorrosão, para receber a nova pintura nas estruturas metálicas que dão sustentação à cobertura.

A quadra de esportes recebeu pintura nova. As traves e tabelas de basquete também foram pintadas e ao longo de toda a extensão da quadra, foram instaladas redes de proteção novas.

O prédio também ganhou iluminação cênica, pintura externa e interna e a cobertura será lavada para receber a nova identidade visual. Os trabalhos serão finalizados no início de 2022.