Grande Curitiba

Rua da Cidadania do Pinheirinho recebe o último espetáculo de Natal

15 de dezembro de 2021 às 11:33
(Foto: Ricardo Marajó/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Enfeites natalinos, canções de Natal e distribuição de presentes por Papai Noel e Mamãe Noel. Nesta terça-feira (14/12) foi a vez da Rua da Cidadania do Pinheirinho festejar o Natal, a última das administrações regionais a receber o espetáculo sobre o nascimento de Jesus, uma das atrações do calendário do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, nas regionais.

Nas últimas semanas, o espetáculo percorreu nove das dez regionais administrativas da cidade (no Bairro Novo aconteceu a Cantata de Natal).

Rua enfeitada

Para marcar o encerramento do ciclo de apresentações, a Rua da Cidadania foi toda enfeitada com bolas de Natal gigantes e uma árvore de Natal de 6 metros de altura toda iluminada e adornada com caixas cheias de presentes. Uma grande rosácea com luzes complementava a decoração.

Na plateia, 350 crianças das escolas municipais Cláudio Abramo, Francisco Frischmann, Nair de Macedo, Tomaz Edison e CEI Expedicionário acompanharam atentamente a encenação de atores devidamente caracterizados, que contaram a origem do Natal e do nascimento de Jesus, com Nossa Senhora, São José, o Anjo Gabriel e os Três Reis Magos para ilustrar o mistério com alegria e amor.

O evento teve a participação da Banda Lyra Curitibana e contou com tradução em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Elenco e público usavam máscaras de proteção contra a covid-19.

Gratidão, amor e esperança

O prefeito Rafael Greca participou da festa e conversou com as crianças.

“Que bom vocês vieram, curitibinhas, e fizeram esta festa tão bonita, de tanto amor e gratidão. Quero dizer a vocês que o Senhor está próximo. A festa do Natal já é na semana que vem. E o Natal simboliza a gratidão no coração, amor e esperança. É a festa do nascimento de Jesus”, disse o prefeito Rafael Greca às crianças.

Greca brincou e se divertiu com as curitibinhas e deu um recado importante. “Todos aqui vão ganhar presente e este gesto representa a gratidão da cidade com vocês. Será um incentivo para que em 2022 vocês estudem bastante porque este será o ano 200 do Brasil independente e todos nós amamos o Brasil. Feliz Natal a todos vocês”, disse o prefeito.

Agradecimento

Greca deixou também um agradecimento ao administrador regional do Pinheirinho, Reinaldo Boaron, que estava ausente por motivos de saúde. “A Rua da Cidadania está linda, preparada com muito carinho”, disse Greca. E fez questão de cantar o Hino de Curitiba com as crianças. O coro dos pequeninos também entoou a canção “Vem Chegando o Natal”, da cantora Aline Barros.

Troca de presentes

Em seguida, houve a troca de presentes. Os estudantes Vinícius Mariano (EM Cláudio Abramo) e Pedro Henrique Leonço (EM Nair Macedo) receberam os presentes simbolizando todos os demais colegas presentes.

O servidor Jackson de Oliveira entregou ao prefeito Rafael Greca um quadro, trabalho em aquarela da artista Laura Machado, em comemoração aos 25 anos da Rua da Cidadania. A rua foi construída durante a primeira gestão de Greca como prefeito de Curitiba e foi inaugurada em 7 de dezembro de 1996.

O estudante André de Souza (EM Mateus Leme) entregou um presente para a secretária de Saúde, Márcia Huçulak, enquanto Milena de Oliveira (EM Francisco Frishmann) entregou um presente para a secretária de Educação, Maria Sílvia Bacila.
Depois, todos os 350 estudantes receberam presentes das mãos do Papai Noel e Mamãe Noel.

Curitibinhas felizes

A menina Lorena Cordeiro Terra, 9 anos, da Escola Municipal Cláudio Abramo, estava toda feliz ao final do evento. “Eu ganhei um pandeiro”, disse radiante chachoalhando o embrulho. Ela disse que gostou muito do evento.

“Eu amei tudo. Parece que o Natal ficou mais bonito depois de tudo isso”, comemorou.

O colega dela, Rafel Heiras de Souza, também de 9 anos, foi mais contido, mas também curtiu o show. “Gostei muito de brincar com os colegas e com o Arlequim”, disse, se referindo ao ator Douglas Perez, que fez várias brincadeiras com as crianças.

Presenças

Também compareceram ao evento a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina Castro; secretárias Maria Sílvia Bacila (Educação) e Márcia Huçulak (Saúde); o comandante da 3ª Companhia do 13° Batalhão da Polícia Militar, capitão Ademilson Gonçalves; presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Fabiano Vilaruel, e os assessores especiais do Gabinete Cibele Dias e Lucas Navarro Souza.