Grande Curitiba

Automatizada e feita com sucata, casa da Lapônia é destaque na Feira de Artesanato do Cajuru

22 de dezembro de 2021 às 11:15
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Uma réplica em miniatura e automatizada da Lapônia, a terra do Papai Noel, é a mais nova atração do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2021. Construída com sucata, ela poderá ser vista até a próxima quinta-feira (23/12), das 15h às 21h, na feira especial de artesanato da Rua da Cidadania do Cajuru. A entrada é franca.

“A ideia é mostrar para as crianças de agora e reapresentar para os mais velhos algo parecido com o que a minha geração teve a oportunidade de ver na gruta encantada da HM. Foi uma infância mágica”, explica o engenheiro eletricista, artesão e coordenador da feira, Sílvio Luiz Marani, referindo-se à antiga loja de departamentos Hermes Macedo. Na época do Natal, o subsolo da loja se transformava no setor especializado em brinquedos, com a réplica do presépio e da terra do Natal ao fundo.

Lapônia das araucárias

A cidade mágica de Marani mede 4 por 3 metros e foi idealizada com uma pequena ajuda financeira dos 17 artesãos que, como ele, fabricam e vendem seus produtos na feira. Usando papel higiênico, sobras de massa corrida, sal, caixas de ovos, segmentos de ferro de construção civil, molas de máquina de lavar roupa e componentes de equipamentos eletrônicos antigos, foi criado o ambiente onde se veem 10 casas, um rio, 20 árvores, um vale, a oficina do Papai Noel e um trilho aéreo por onde o trenó do bom velhinho desfila, sob o luar e as estrelas.

A execução de toda a estrutura, estima Sílvio, levou uma semana inteira de trabalho e contou com a ajuda direta dos também artesãos Eriberto Soares, Luís Carlos Pedroso e Denis Israel Henning. Para 2022, o plano é mais ousado. “A meta é termos um diorama quatro vezes maior e com expresso polar, para ser visto por mais tempo pelo público”, revela Marani, que também é colega de Papai Noel. Em sua oficina, na Região Metropolitana, ele fabrica brinquedos como a diligência e o caleidoscópio gigante que podem ser vistos na feira.

Quem visitar a réplica da cidade do Papai Noel da Rua da Cidadania do Cajuru, pode aproveitar e comprar presentes e artigos para casa. Na mesma feira do artesanato, além de brinquedos, há barracas especializadas em peças artesanais feitas com vidro reciclado, velas aromáticas e toalhas.

A Administração Regional do Cajuru e o Instituto Municipal Turismo apóiam evento.

A Rua da Cidadania fica na Avenida Prefeito Mauricio Fruet, 2.150 (esquina com a Rua Professor Nivaldo Braga).