Grande Curitiba

Esporte avança com Parque Olímpico do Cajuru e retoma atividades presenciais

28 de dezembro de 2021 às 16:05
(Foto: Daniel Castellano/SMCS)

COM ASSESSORIAS – Curitiba ganhou ares olímpicos em 2021. A Prefeitura entregou o Parque Olímpico do Cajuru, na região também conhecida como Parque dos Peladeiros. No local foi inaugurada a Pista Municipal de BMX, equipamento com padrões olímpicos e um dos melhores do Brasil.

O ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, que fica no mesmo complexo esportivo, também vai abrigar o primeiro Centro de Treinamento Olímpico de Escalada Esportiva do país.

Além disso, quem acompanhou as disputas por medalhas nos Jogos Olímpicos de Tóquio e sentiu vontade de praticar gratuitamente alguma modalidade esportiva pode acessar o portal Curitiba em Movimento e ver se há vagas disponíveis. A ferramenta foi mais uma inovação implantada pela Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) em 2021.

Agora, todo o sistema de matrículas e vagas disponíveis para as aulas gratuitas pode ser acessado pela internet, pelo site ou pelo Curitiba App. No portal o cidadão pode se cadastrar na atividade física que tem interesse e quando abrir uma vaga ele é informado por e-mail. São 53 modalidades esportivas gratuitas para escolher.

Também pelo portal, pode ficar em lista de espera e durante o período em que aguarda a vaga acompanha videoaulas para fazer em casa e nos espaços ao ar livre da cidade. O sistema oferece ainda, conforme disponibilidade, aulões promovidos pela Smelj nas quartas feiras e fins de semana.

“Com a melhora dos índices da pandemia conseguimos retornar, com todos os cuidados sanitários, as atividades físicas ao ar livre e nos nossos Centros Esportivos. Nossos atletas incentivados também conquistaram várias medalhas para Curitiba”, afirmou o secretário municipal do Esporte, Lazer e Juventude, Emilio Trautwein.

Veja as principais ações do ano.

Pista Municipal de BMX

Inaugurada no dia 22 de julho, a Pista Municipal de BMX é um sucesso absoluto entre os alunos do programa Escola + Esporte =10 (EE10). Os irmãos Matheus Mascarenhas, 11 anos, e Rhuam, 8, moram na rua em frente à pista e fazem aulas no local desde que a Prefeitura entregou o equipamento.

“Nunca tinha feito aula de BMX. Gosto de bike e vim aqui para fazer aula, estou evoluindo bem. Minha ideia é continuar no esporte e virar campeão”, disse Matheus, um dos destaques da turma do EE10 das segundas e quintas-feiras pela manhã.

O engenheiro Hendy Rodrigues acompanha todas as aulas do filho Lucas, 9 anos, na Pista Municipal de BMX. “Eu vi uma matéria na imprensa sobre essa pista e viemos aqui, não tinha nem inaugurado ainda. Desde que abriu ele vem em todas as aulas. É fantástico o que a Prefeitura vem fazendo na área do esporte”, disse Rodrigues. Eles moram no bairro Água Verde e nas terças e quintas pela manhã vão até o Parque Olímpico do Cajuru para as aulas de BMX.

“A gente morou no Rio de Janeiro durante 13 anos, lá tinha a pista que foi usada para as Olimpíadas de 2016, mas nunca foi aberta para a população usar. Aqui é feito um trabalho fenomenal. Hoje em dia é difícil tirar as crianças da frente do computador, celular e televisão. Uma atividade assim motiva as crianças. Ele gosta de acordar cedo pra vir aqui fazer aula, fica motivado”, afirmou Hendy.

Lucas Rodrigues já participou do Campeonato Paranaense que teve na pista. “Gosto de vir fazer aulas, acho o esporte radical e gosto de sentir a adrenalina”, disse Lucas.

Desde agosto, o programa Escola + Esporte =10 (EE10) mantém sete turmas na Pista Municipal de BMX, são 12 alunos por turma. As aulas são segundas e quintas-feiras, às 9h, 14h e 15h; nas terças e sexta, às 9h e 15h; sábados, às 13h; e domingo, às 8h.

Para o público adulto as aulas são a partir de 16 anos. Os horários são segundas e quintas, às 10h e 16h; terças e sextas, às 10h e 16h; sábados, às 14h e 15h; e domingos, às 9h, 10h e 11h.

No dia 4 de dezembro a Pista Municipal de BMX foi palco para a Copa Curitiba Adir Romeo. Professor aposentado da Smelj, Adir é uma referência no ciclismo do Brasil, desenvolveu diversos trabalhos envolvendo bicicletas na cidade e coordenou por muitos anos o Velódromo de Curitiba. Também ajudou na formação de atletas que foram destaque no cenário internacional do ciclismo.

Centro Paralímpico

A Prefeitura vai entregar o Centro de Referência em Iniciação Esportiva Paralímpica de Curitiba, em 2022. Em novembro foi assinado um acordo de cooperação técnica entre a Smelj e o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). O complexo fica na Rua Dom José Marello, 101, no Xaxim.

Inicialmente serão oferecidas quatro modalidades paralímpicas: bocha paralímpica, basquete em cadeira de rodas, parabadminton e tênis em cadeira de rodas. O Centro vai capacitar e treinar atletas paralímpicos desde a base ao alto rendimento.

Centro Olímpico de Escalada

A Prefeitura também assinou um termo de cooperação com a Associação Brasileira de Escalada Esportiva (ABEE) para a construção de um centro de treinamento olímpico.

Duas novas paredes de escalada, nas modalidades olímpicas Boulder e Velocidade, serão construídas no lado externo do ginásio do Centro de Iniciação ao Esporte (CIE) Nelson Comel, no complexo esportivo do Parque Olímpico do Cajuru.

O novo equipamento vai servir para a preparação da Seleção Brasileira de Escalada Esportiva. Além dos atletas de alto rendimento, as paredes serão escaladas por alunos atendidos em aulas gratuitas do projeto Escola + Esporte =10 (EE10).

Pedala Metropolitano

Outra novidade em 2021 foi a criação do programa Pedala Metropolitano. A atividade integra os municípios da Região Metropolitana de Curitiba e conta com o apoio das prefeituras e do Governo do Paraná, por meio da Paraná Esporte.

No segundo semestre de 2021 foram feitas as rotas São José dos Pinhais, Pinhais/Piraquara, Pinhais/Campina Grande do Sul, Araucária/Campo Largo e Campo Magro/Almirante Tamandaré. Os pedalas reuniram cerca de mil ciclistas.

Skate

Estrela da Olimpíada de Tóquio, em 2021 o skate ganhou uma nova pista da Prefeitura na Avenida Wenceslau Braz, na altura do número 1206, no Guaíra. Ela se tornou o “pico” favorito entre skatistas iniciantes, amadores e profissionais da cidade. Nos 130 metros da pista, os praticantes do esporte encontram os obstáculos mais atualizados que existem para se divertir e treinar em cima das quatro rodinhas.

Ginásio do Tarumã

A Secretaria do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj) também firmou um convênio com a Paraná Esportes do Governo do Estado e em 2022 vai desenvolver atividades semanais no Ginásio do Tarumã, além de promover competições nacionais no espaço aos fins de semana e em períodos noturnos em dias de semana.

Nova sede e retomada das aulas presenciais

O ano de 2021 ainda foi de forte enfrentamento à pandemia de covid-19 e as aulas presenciais só foram retomadas em agosto. Antes disso, os alunos matriculados nas atividades sistemáticas da Smelj se exercitaram ao acompanhar as videoaulas gravadas pelos profissionais de Educação Física da Smelj.

Neste ano a Smelj ganhou uma nova sede, na casa histórica da esquina das ruas Trajano Reis e Paula Gomes, no bairro São Francisco. O imóvel histórico foi totalmente recuperado e revitalizado pelo Rosto da Cidade.

Principais números da área em 2021

  • Total de participações em ações ofertadas pela Smelj em 2021: 173.342 pessoas atendidas.
  • 740 turmas ativas de atividades sistemáticas.
  • 279 turmas esportivas (Escola + Esporte=10 – EE10).
  • 328 turmas de atividade física no CuritibAtiva.
  • 133 turmas de atividade física no Idoso em Movimento.
  • 80 mil pessoas passaram pelas orientações à atividade física e prevenção à covid-19 realizadas durante o ano pelos professores de Educação Física da secretaria em 20 parques da cidade.
  • Festival de Férias de Inverno On-line reuniu 10.024 curitibinhas para brincarem em casa.
  • 1.284 crianças participaram das atividades nas regionais da Semana da Criança, em outubro.
  • Curitiba Brinca e Conta a História da Cidade: ação recreativa e cultural com a entrega de bonecos de papel de diferentes etnias para montagem em casa. A ação atingiu 24 mil crianças.
  • 7,4 toneladas de alimentos e 3.430 peças de roupas arrecadados pela Smejl à campanha Doe Solidariedade da FAS.
  • 1.002 doações na campanha Doe Sangue pelo Esporte.
  • Obras de manutenção e reforma nos 37 Centros Esportivos da Prefeitura, um investimento de R$ 706 mil.
  • O Centro de Atividade Física do Tatuquara foi totalmente renovado. O Tatuquara também ganhou o Centro de Lutas, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Curitiba e a Federação Paranaense de Judô.