Grande Curitiba

Farol do Saber Machado de Assis faz comemoração com samba

29 de março de 2022 às 10:45
(Foto: Lucilia Guimarães/SMCS)

COM ASSESSORIAS – O Farol do Saber Machado de Assis, nas Mercês, o primeiro de Curitiba, foi palco de atividades culturais nesta segunda-feira (28/3), em comemoração ao aniversário da cidade. Curitiba completa 329 anos nesta terça (29/3) e a “Roda de Samba com o Maestro Isaías, família e amigos” foi uma das atividades organizadas pela Coordenadoria de Projetos da Educação para marcar a data.

O momento cultural no Farol teve a participação de 70 estudantes da Escola Municipal Ana Hella (Mercês), que conheceram histórias do farol, da cidade e ainda participaram de um bate-papo com os músicos.

Davi Biale, do 5º ano do Ensino Fundamental, adorou aprender sobre os instrumentos musicais. “Não conhecia ainda este farol, é muito bonito aqui”, disse o menino.

A secretária municipal da Educação, Maria Sílvia Bacila, destacou a importância de aprender sobre a cidade. “Este farol é uma das nossas 195 bibliotecas escolares. Temos faróis nas unidades e nas praças, como este”, explicou.

Histórico

O Farol do Saber Machado de Assis foi o primeiro a ser construído na cidade de Curitiba, inaugurado em novembro de 1994, na primeira administração do prefeito Rafael Greca.

A inspiração para a arquitetura do equipamento veio do Farol de Alexandria. O projeto é caracterizado por uma torre de Farol com dez metros de altura e área construída de 88 metros quadrados.

A escolha do nome Machado de Assis foi uma homenagem a um dos maiores escritores da Língua Portuguesa e patrono da Academia Brasileira de Letras.

Presenças

Participaram superintendente de Gestão Educacional, Andressa Pereira; a coordenadora de Projetos, Andréa Barletta; a chefe do Núcleo de Educação de Santa Felicidade, Teresinha Medeiros; a diretora da Escola Municipal Ana Hella, Sandra Regina Rodrigues dos Santos, e a vice-diretora, Roberta Copi.