Grande Curitiba

Visando melhorar trabalho remoto, Câmara Municipal de Curitiba licita itens de informática e eletrônicos

Desde 2020, servidores vêm trabalhando de maneira remota. Intenção agora é melhorar ergonomia do teletrabalho
13 de abril de 2022 às 16:02
(Foto: Rodrigo Fonseca/CMC)

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) publicou, nesta semana, o edital 8/2022 para registro de preços de periféricos de informática e eletrônicos, pelo período de 12 meses, conforme as especificações do Termo de Referência do processo. O pregão eletrônico será no dia 28 de abril, a partir das 9h. Propostas e documentos dos interessados devem ser enviados até as 8h30 do mesmo dia, exclusivamente pelo Portal de Licitações do Banco do Brasil.

Com um valor máximo admitido de R$ 758.587,19, vence o processo aquele que apresentar o menor valor por item. Como se trata de registro de preços, a Câmara Municipal não é obrigada a contratar todo o estipulado, mas apenas aquilo que julgar necessário, durante o período vigente do contrato.

A aquisição desses equipamentos deve viabilizar o regime híbrido de trabalho. Os servidores do Legislativo já vinham trabalhando, em partes, remotamente por conta da pandemia da covid-19. Porém, em 2022, a Câmara estabeleceu regulamentação própria, definindo critérios e formas de se operar os serviços nessa modalidade, sem prejuízos aos trabalhos legislativos.

Para a consolidação do regime remoto, itens portáteis como monitores, teclados, headsets, mouses, webcams e suportes para notebook se tornam fundamentais ao permitirem que o trabalho seja realizado de forma ergonômica e em ambientes externos ao órgão legislativo. Inclusive, existe a possibilidade de realização de reuniões, sessões legislativas e assistência a cursos e seminários de especialização, capacitação e extensão por todos os interessados, sem limitações físicas.

Recentemente, a Câmara promoveu treinamento aos servidores sobre questões ergonômicas no teletrabalho. Nesse dia, inclusive, o diretor de Tecnologias da Informação e Comunicação, Deini Porto, passou instruções sobre a distribuição de equipamentos adquiridos pelo Legislativo para viabilizar o trabalho remoto. Primeiramente, os servidores receberão notebooks para o home office, após assinar um termo de responsabilização pelo item. O trabalhador, nesse caso, é responsável pelo bom uso das máquinas e a sua conservação. Os itens adicionais desta licitação devem melhor a ergonomia do trabalho.

Fonte: Câmara Municipal de Curitiba