Grande Curitiba

Comissão de Representantes contempla diversos segmentos da comunidade

18 de abril de 2022 às 16:47
(Foto: Rafael Silva)

COM ASSESSORIAS – A Companhia de Habitação Popular de Curitiba (Cohab) publicou nesta segunda-feira (18/4) um edital de convocação para formação de uma Comissão de Representantes (CRE) que participará do projeto de Gestão de Risco Climático Bairro Novo do Caximba. Os membros da comissão representarão diferentes segmentos da população beneficiada direta e indiretamente pela maior intervenção socioambiental da história recente de Curitiba.

“A participação popular sempre esteve presente neste grande projeto, desde a sua concepção. Dezenas de reuniões, consultas, visitas e plantões foram realizados para ouvir as demandas dos moradores. A formação dessa comissão é uma maneira de estreitar ainda mais os laços entre a comunidade e a Prefeitura”, ressalta o prefeito Rafael Greca.

A comissão será eleita por votação popular e tem como atribuições levar informações do projeto para toda a população envolvida; acompanhar o cronograma de execução das obras; e incentivar a participação das famílias nas ações do trabalho social. É a CRE que de forma oficial apresentará as questões oriundas dos moradores aos representantes da Prefeitura.

“Todos os moradores terão a oportunidade de colaborar com o projeto. A montagem da comissão que garante maior transparência das ações contou com a participação do Ministério Público do Paraná, desde o planejamento até a elaboração do edital”, explica o presidente da Cohab, José Lupion Neto.

Fundação de Ação Social (FAS), Administração Regional do Tatuquara e o Núcleo de Direitos Humanos da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) também colaboraram com a montagem da CRE.

Processo eleitoral

A comissão será formada por 21 membros titulares e 21 suplentes, dos quais seis serão representantes da comunidade da Vila 29 de Outubro em geral, dez de segmentos específicos e cinco representarão as vilas adjacentes.

Entre os segmentos específicos haverá um representante de cada um dos seguintes grupos: comunidade LGBTQIA+, comunidade negra, pessoas com deficiência, pessoas idosas, mulheres, jovens, migrantes, representante do comércio, representante de trabalhadores da reciclagem e representante de projetos sociais.

Além dos membros da Vila 29 de Outubro – foco do projeto – moradores das comunidades vizinhas também ganharão a oportunidade de participar da comissão. Farão parte da CRE um representante da Vila Primeiro de Setembro, um da Vila Dantas, um da Espaço Verde, um da Vila Juliana/Milinho e um da Vila das Cruzes/João Batista.

“A comissão faz com que a participação popular seja mais democrática, pois contempla representantes de diferentes segmentos e localidades, abrindo espaço para as demandas de cada um deles. É uma proposta que vai ao encontro do fortalecimento da representatividade comunitária”, destaca a diretora de Relações Comunitárias da Cohab, Meiri Morezzi.

A inscrição para concorrer a uma das vagas vai do dia 9 ao dia 20 de maio. Os eleitores escolhem uma única categoria para votar na eleição que acontece em 25 de junho. O edital está publicado no site da Cohab e disponível no Escritório Local (ELO), na estrada Delegado Bruno de Almeida, 8080 e também na Administração Regional, localizada na Rua da Cidadania do Tatuquara.